[weglot_switcher]

BCE: Portugal apoia candidatura espanhola para o lugar de Constâncio

António Costa reiterou a Mariano Rajoy o apoio de Portugal a uma eventual candidatura de Luis de Guindos, atual ministro da Economia de Espanha, à vice-presidência do BCE.
6 Fevereiro 2018, 19h15

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou hoje o apoio a uma candidatura do espanhol Luis de Guindos ao cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), no decorrer de uma reunião em Madrid com o homólogo espanhol.

De acordo com fonte do gabinete do chefe do Governo português, António Costa reiterou a Mariano Rajoy o apoio de Portugal a uma eventual candidatura de Luis de Guindos, atual ministro da Economia de Espanha, à vice-presidência do BCE.

A mesma fonte recordou que este tipo de apoios mútuos “é normal” quando estão em causa altos cargos internacionais, apontando o caso do apoio espanhol na eleição do ministro das Finanças português, Mário Centeno, para a presidência do Eurogrupo.

Luis de Guindos poderá candidatar-se à vice-presidência do BCE deixada vaga pelo português Vitor Constâncio, que termina o mandato no final de maio.

O prazo para os países da zona euro apresentarem candidatos ao cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu termina na quarta-feira, sendo que Espanha e Irlanda já anunciaram que vão entrar na corrida.

O novo vice-presidente vai substituir o português Vítor Constâncio no comité executivo do BCE, cujo mandato termina em 31 maio.

Espanha já anunciou que apresentará um candidato para o lugar, que deverá ser o ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, embora o nome ainda não tenha sido divulgado oficialmente. A Irlanda já anunciou a candidatura do governador do Banco Central irlandês, Philip Lane.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.