[weglot_switcher]

BCE vai diminuir “moderadamente” ritmo da compra de ativos do programa de emergência

As taxas de juro mantiveram-se inalteradas, bem como a dotação do pandemic emergency purchase programme (PEPP). Mas a autoridade de política monetária da zona euro anunciou uma diminuição do ritmo de compras de dívida pública.
  • Forum BCE 2020 — Christine Lagarde
    BCE
9 Setembro 2021, 12h49

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) deixou inalterada esta quinta-feira a política monetária, não mexendo nas taxas de juro, que continuam em mínimos históricos, nem na dimensão do programa de emergência de compra de ativos. Contudo, anunciou que o ritmo de compras vai abrandar face aos últimos dois trimestres, conforme esperado pelos analistas.

“Com base numa avaliação conjunta das condições de financiamento e das perspetivas de inflação, o Conselho do BCE considera que as condições de financiamento favoráveis podem ser mantidas a um ritmo moderadamente inferior de compras de ativos líquidos ao abrigo do PEPP do que nos dois trimestres anteriores”, explica o comunicado divulgado esta quinta-feira após a reunião.

A instituição liderada por Christine Lagarde realçou que irá continuar a realizar compras de ativos ao abrigo do PEPP com uma dotação total de 1.850 mil milhões de euros, no mínimo, até ao final de março de 2022 e, em qualquer caso, até considerar que o período de crise do coronavírus terminou. Neste sentido, o conselho de governadores vinca que irá realizar “as aquisições de forma flexível de acordo com as condições de mercado e a fim de evitar um aumento da restritividade das condições de financiamento que seja incompatível com contrariar o impacto em sentido descendente da pandemia na trajetória projetada da inflação”.

“Além disso, a flexibilidade das aquisições ao longo do tempo, por classes de ativos e entre jurisdições continuará a apoiar a transmissão regular da política monetária. Se for possível manter condições de financiamento favoráveis com fluxos de compras de ativos que não esgotem a dotação no horizonte de aquisições líquidas ao abrigo do PEPP, a dotação não terá de ser utilizada na íntegra. De igual modo, a dotação pode ser recalibrada, se necessário, para manter condições de financiamento favoráveis, a fim de ajudar a contrariar o choque negativo provocado pela pandemia na trajetória da inflação”, indica.

Relativamente às aquisições líquidas ao abrigo do programa de compra de ativos (APP) irão prosseguir a um ritmo mensal de 20 mil milhões de euros, pretendendo também “continuar a reinvestir, na totalidade, os pagamentos de capital dos títulos vincendos adquiridos no âmbito do APP durante um período prolongado após a data em que comece a aumentar as taxas de juro diretoras do BCE e, em qualquer caso, enquanto for necessário para manter condições de liquidez favoráveis e um nível amplo de acomodação monetária”.

As taxas de juro mantiveram-se inalteradas, sendo a taxa aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas aplicáveis à facilidade de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito permanecem em 0%, 0,25% e -0,5%, respectivamente.

“Com vista a apoiar o seu objetivo simétrico de inflação de 2% no médio prazo e em consonância com a sua estratégia de política monetária, o Conselho do BCE espera que as taxas de juro diretoras do BCE permaneçam nos níveis atuais ou em níveis inferiores até observar que a inflação atinge 2%, muito antes do final do horizonte de projeção e de forma durável durante o resto do horizonte de projeção, e considerar que os progressos realizados em termos de inflação subjacente estão suficientemente avançados para serem consentâneos com uma estabilização da inflação em 2% no médio prazo”, refere, salientando que tal pode também implicar um período transitório, durante o qual a inflação se situe moderadamente acima do objetivo.

As atenção estão agora centradas na conferência de imprensa da presidente do BCE agendada para as 13h30.

(Atualizado às 13h02)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.