[weglot_switcher]

BCP vai assinar com banco de fomento contrato de empréstimo de 60 milhões para MidCaps

Esta linha de crédito “será utilizada para apoiar projetos que reforcem a capacidade empreendedora das PME e MidCaps nos setores da indústria transformadora, turismo, agricultura, comércio e serviços, e que tenham apetência para projetos em investimento produtivo e de desenvolvimento do negócio, nas áreas da inovação e da internacionalização”, diz um comunicado conjunto do BCP, IFD e Ministério da Economia.
  • Millennium Bcp
14 Janeiro 2019, 12h55

O Millennium bcp assina esta quarta-feira com a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), conhecida como banco de fomento, o contrato de empréstimo de 60 milhões de euros referentes à Linha Capitalizar MidCaps, proveniente do Banco Europeu de Investimento (BEI), numa cerimónia no Ministério da Economia, em Lisboa.

Segundo um comunicado enviado, esta linha de crédito “será utilizada para apoiar projetos que reforcem a capacidade empreendedora das PME e MidCaps nos setores da indústria transformadora, turismo, agricultura, comércio e serviços, e que tenham particular apetência para projetos em investimento produtivo e de desenvolvimento do negócio, nas áreas da inovação e da internacionalização”.

As MidCaps que vão ser beneficiadas com esta linha de crédito são  empresas que têm entre 250 e 3.000 trabalhadores.

A instituição que tem sede no Porto diz que “dá preferência às propostas de carteira de empréstimos a PME e MidCaps que privilegiem o financiamento do investimento relativamente ao fundo de maneio, que apresentem maturidade média mais longa (podendo ir até 12 anos) e que visem financiar projetos que promovam a modernização, a inovação ou a internacionalização”.

Este financiamento pode assumir a modalidade de amortização única ao fim de até oito anos ou em prestações de capital até 12 anos, com quatro anos de carência.

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, sublinha no comunicado que, “com estas linhas do BEI, as nossas empresas vão ter acesso a recursos financeiros estáveis de médio e longo prazo para financiar adequadamente os seus projetos de investimento em inovação e crescimento. Por outro lado, teremos também uma gama de instrumentos financeiros não só para as PME, mas também para as empresas com mais de 250 trabalhadores, em particular as small midcaps (entre 250 e 500 trabalhadores).”

Já Henrique Cruz, presidente executivo da IFD, explica no mesmo comunicado que “esta linha dá resposta a uma das falhas de mercado que identificámos – a dificuldade de acesso a financiamento de longo prazo”.

Através desta linha, as empresas poderão obter financiamento com uma maturidade média longa, podendo ir até 12 anos e 4 anos de carência de capital junto da banca. “Esta linha permitirá também complementar o novo instrumento híbrido do sistema de incentivos à inovação do Portugal 2020, no que se refere ao financiamento de projetos promovidos por MidCaps”, diz  Henrique Cruz.

Segundo Miguel Maya, presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp, “esta é mais uma medida que permite prosseguir uma inequívoca prioridade estratégica do Banco: o financiamento de PME e MidCaps que tenham modelos de negócio rentáveis e sustentáveis. Com esta nova linha dispomos de um instrumento adicional para financiarmos adequadamente projetos dos nossos clientes empreendedores que exijam prazos de retorno mais alargados”.

A Linha Capitalizar MidCaps, insere-se na atividade de on-lending – uma das quatro áreas de negócio previstas nos estatutos da IFD – que consiste na obtenção de financiamento junto de instituições financeiras multilaterais e instituições de desenvolvimento nacionais para as empresas portuguesas, através de instituições de crédito ou de sociedades financeiras.

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), com sede no Porto, tem como objetivo principal direcionar recursos financeiros públicos, preferencialmente alavancados por cofinanciamento privado, e em particular Instrumentos Financeiros que permitam colmatar falhas de mercado no acesso das PME e Midcaps portuguesas ao financiamento.

Funciona como um complemento à banca nacional e aos outros parceiros privados no desenvolvimento do tecido empresarial português, desenvolvendo o negócio de banca de segundo piso.

O BCP com operações na Polónia, Moçambique, Angola, Suíça e Macau, conta com cerca de 5 milhões de clientes a nível mundial.

(atualizada com a informação que a assinatura é só na próxima quarta-feira)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.