Na apresentação dos resultados trimestrais, onde o BCP apresentou uma queda dos resultados trimestrais de 77,1% para 35,3 milhões de euros, Miguel Maya, anunciou que tem mais de 12 mil linhas de crédito Covid-19 e mais de 100 mil moratórias aprovadas. Para empresas 23,7 mil moratórias e para particulares 76,7 mil. Ambas da mesma ordem de grandeza, mas o banco não divulga o valor.
O montante disponibilizado em linhas Covid-19 garantidas a 80% ou 90% pelo Estado, soma até agora 650 milhões de euros. Foram operacionalizadas 1.000 operações por dia, e esperam aumentar para 1.500 por dia.
O CEO defende uma extensão do prazo das moratórias porque algumas empresas são viáveis, mas é preciso esperar que o seu cash flow recupere. Miguel Maya defende maturidades elevadas ajustadas ao sector específico em que está. Esta é uma nuance em relação à opinião dominante. O CEO defende um alargamento das moratórias até ao fim do ano, no mínimo, e para alguns sectores no mínimo até ao primeiro trimestre de 2021.
O banco revelou que a adesão à moratória de crédito de particulares foi feita essencialmente online, sem necessidade de visita à sucursal (95% de pedidos processados via canais digitais).As moratórias (publicas e privadas) não são contabilizadas como crédito reestruturado e como tal não afectam os rácios prudenciais, mas à cautela, o banco lá constituiu 78,8 milhões em provisões genéricas.
O Millennium anunciou mais de 5,6 milhões de clientes, destacando-se a expansão da base de clientes mobile que foi mais 37% para cerca de 2,3 milhões de clientes. O que compara com o crescimento de 15% da base de clientes (+714 mil) do Grupo para 5,6 milhões de clientes.
Os clientes mobile em Portugal cresceram 32% face a março de 2019. Já em clientes digitais há um aumento de 194 mil clientes.
“Há 1,2 mil novos clientes mobile todos os dias”, disse o presidente do BCP.
Os canais digitais tiveram um forte crescimento durante o Estado de Emergência, com destaque para o aumento da interação dos clientes com o Banco. Os contactos via mobile crescem 68% face a Março de 2019.
São 33% os clientes do BCP que já usa a app, e 85% das interações digitais são mobile.
O banco vai lançar em breve o Apple Pay, revelou Miguel Maya.
O Open Banking, é uma área de eleição do CEO, e o banco diz que agora também permite transferências a partir de qualquer Banco via app Millennium.
O banco já tinha anunciado uma parceria com a Transferwise para o serviço de transferências internacionais mais rápidas (ActivoBank). O encerramento das viagens tirou alguma utilidade a esta serviço no atual contexto, mas o banco espera que esta parceria seja útil quando voltar a normalidade.
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