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BCP com mais de 12 mil linhas de crédito Covid-19 e mais de 100 mil moratórias aprovadas

Miguel Maya defende extensão de moratórias variável por sectores. Mas no mínimo até ao fim do ano. Os canais digitais tiveram um forte crescimento durante o Estado de Emergência. As moratórias foram maioritariamente solicitadas pelos canais digitais.
  • Miguel A. Lopes/Lusa
19 Maio 2020, 18h02

Na apresentação dos resultados trimestrais, onde o BCP apresentou uma queda dos resultados trimestrais de 77,1% para 35,3 milhões de euros, Miguel Maya, anunciou que tem mais de 12 mil linhas de crédito Covid-19 e mais de 100 mil moratórias aprovadas. Para empresas 23,7 mil moratórias e para particulares 76,7 mil. Ambas da mesma ordem de grandeza, mas o banco não divulga o valor.

O montante disponibilizado em linhas Covid-19 garantidas a 80% ou 90% pelo Estado, soma até agora 650 milhões de euros. Foram operacionalizadas 1.000 operações por dia, e esperam aumentar para 1.500 por dia.

O CEO defende uma extensão do prazo das moratórias porque algumas empresas são viáveis, mas é preciso esperar que o seu cash flow recupere. Miguel Maya defende maturidades elevadas ajustadas ao sector específico em que está. Esta é uma nuance em relação à opinião dominante. O CEO defende um alargamento das moratórias até ao fim do ano, no mínimo, e para alguns sectores no mínimo até ao primeiro trimestre de 2021.

O banco revelou que a adesão à moratória de crédito de particulares foi feita essencialmente online, sem necessidade de visita à sucursal  (95% de pedidos processados via canais digitais).As moratórias (publicas e privadas) não são contabilizadas como crédito reestruturado e como tal não afectam os rácios prudenciais, mas à cautela, o banco lá constituiu 78,8 milhões em provisões genéricas.

O Millennium anunciou mais de 5,6 milhões de clientes, destacando-se a expansão da base de clientes mobile que foi mais 37% para cerca de 2,3 milhões de clientes. O que compara com o crescimento de 15% da base de clientes (+714 mil) do Grupo para 5,6 milhões de clientes.

Os clientes mobile em Portugal cresceram 32% face a março de 2019. Já em clientes digitais há um aumento de 194 mil clientes.

“Há 1,2 mil novos clientes mobile todos os dias”, disse o presidente do BCP.

Os canais digitais tiveram um forte crescimento durante o Estado de Emergência, com destaque para o aumento da interação dos clientes com o Banco. Os contactos via mobile crescem 68% face a Março de 2019.

São 33% os clientes do BCP que já usa a app, e 85% das interações digitais são mobile.

O banco vai lançar em breve o Apple Pay, revelou Miguel Maya.

O Open Banking, é uma área de eleição do CEO, e o banco diz que agora também permite transferências a partir de qualquer Banco via app Millennium.

O banco já tinha anunciado uma parceria com a Transferwise para o serviço de transferências internacionais mais rápidas (ActivoBank). O encerramento das viagens tirou alguma utilidade a esta serviço no atual contexto, mas o banco espera que esta parceria seja útil quando voltar a normalidade.

 

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