[weglot_switcher]

BCP, EDP Renováveis e CTT impulsionam PSI 20

O principal índice bolsista português negoceia a valorizar 1,05%, para 4.376,01 pontos.
1 Junho 2020, 08h45

O principal índice bolsista português (PSI 20) negoceia a valorizar 1,05%, para 4.376,01 pontos, enquanto as principais praças europeias negoceiam mistas esta segunda-feira, 1 de junho, numa semana em os investidores aguardam que o Banco Central Europeu reforce os apoios à economia em 500 mil milhões de euros.

Os investidores também não esboçam uma reação ao reacender de tensões entre Estados Unidos e China, depois de o presidente Donald Trump ter anunciado que poderia avançar com sanções contra Pequim, depois de ter sido implementado uma nova lei de segurança em Honk Kong que espoletou protestos nas ruas da região administrativa especial chinesa. Contudo, Washington não chegou a anunciar quaisquer medidas punitivas.

Nos EUA há, ainda, outro factor que poderá influenciar os investidores norte-americanos e ter reflexos na Europa. Os protestos nas ruas norte-americanas em reação à morte de mais um cidadão negro, provocada pela ação das autoridades, está a colocar pressão na administração Trum pela forma como poderá reagir e isso poderá refletir-se nas bolsas. O facto de os protestos aumentarem o risco de a pandemia da Covid-19 sair de controlo, nos EUA, também poderão influenciar o mercado.

No caso da bolsa portuguesa, 16 empresas cotadas valorizam e apenas duas estão em terreno negativo (Corticeira Amorim e Novabase), o que contribui para uma boa performance do PSI 20.

A impulsionar o PSI 20 estão as valorizações dos títulos do BCP (1,42%), EDP Renováveis (2,18%) e CTT (1,95%). Destaque também para a Ibersol que soma 3,59%, para 6,34 euros, liderando os ganhos em bolsa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.