[weglot_switcher]

BCP, Galp e CTT alavancam PSI 20 em linha com Europa no dia em que Mario Draghi preside última reunião do BCE

Em Lisboa, dez empresas cotadas valorizam, seis desvalorizam e duas negoceiam sem variação.
24 Outubro 2019, 08h58

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,40%, para 5.078,04 pontos, em linha com as principais praças europeias esta quinta-feira, 24 de outubro. Em Lisboa, dez empresas cotadas valorizam, seis desvalorizam e duas negoceiam sem variação. O movimento altista sentido na negociação europeia num dever-se-á à apresentação de contas empresariais, de acordo com a análise do MTrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

No dia em que  Mario Draghi preside a última reunião de política monetária do Banco Central Europeu, antes de dar lugar à ex-diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, os investidores europeus mostram-se otimistas. Lagarde assume a presidência do BCE no dia 1 de novembro.

Após o BCE ter anunciado o novo plano para estimular a economia europeia em setembro, para esta reunião os analistas não esperam decisões relevantes.

Em Portugal, os títulos do BCP (1,73%), da Galp (1,37%), dos CTT (2,77%) e da papeleira Navigator (1,32%) impulsionam o PSI 20.

Destaque para a EDP Renováveis que, depois de ter assegurado dois contratos de compra de energia (CAE) de 15 anos no leilão de energia renovável organizado pelo governo da Colômbia, soma 0,30%, para 9,93 euros.

Estes contratos são relativos a energia renovável que irá ser produzida por dois parques eólicos com capacidades registadas de 212 MW e 280 MW. A entrada em operação dos parques deverá ocorrer em 2022.

Os investidores observam ainda a telecom NOS, depois de o regulador do sector das telecomunicações ter anunciado a sua proposta de realização do leilão do 5G entre abril e junho de 2020. A operadora liderada por Miguel Almeida optou sempre por uma postura discreta nesta matéria, enquanto outras empresas criticaram abertamente a forma como a Anacom tem gerido o processo de desenvolvimento do 5G. Ainda assim, a par da Vodafone, a NOS avançou com um processo contra a Anacom por discordar da forma com o regulador tem gerido a questão do 5G em Portugal. A NOS soma 0,29%, para 5,26 euros.

Em sentido contrário destacam-se os títulos da Jerónimo Martins, que recua 0,40% para 14,81 euros depois de ter anunciado lucros nos primeiros nove meses do ano. Depois do fecho da sessão de quarta-feira, a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos registou lucros de 302 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019, o que corresponde a uma subida de 3,5% face ao período homólogo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.