[weglot_switcher]

BdP: Emissões de títulos em fevereiro somaram 6,3 mil milhões de euros

O Banco de Portugal informa que quanto ao saldo de títulos emitidos por residentes, este foi de 484,9 mil milhões de euros, mais 2,3 mil milhões de euros do que no final de janeiro de 2021.
9 Abril 2021, 12h00

As emissões líquidas de títulos por residentes, em fevereiro, totalizaram 6,3 mil milhões de euros. Segundo os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP), este valor resulta, essencialmente, das emissões líquidas de títulos de dívida.

Fazendo a avaliação por setor institucional, o banco central dá conta de que as administrações públicas apresentaram o maior contributo para o valor global, com emissões líquidas positivas de 4,7 mil milhões de euros, seguidas das sociedades não financeiras e das sociedades financeiras, com emissões líquidas positivas de 1,4 mil milhões de euros e de 0,2 mil milhões de euros, respetivamente.

Quanto ao saldo de títulos emitidos por residentes, este foi de 484,9 mil milhões de euros, mais 2,3 mil milhões de euros do que no final de janeiro de 2021.

“Por instrumento, as emissões líquidas positivas de títulos de dívida, parcialmente compensadas pela sua desvalorização, apresentaram o maior contributo para a evolução verificada em fevereiro”, lê-se na nota divulgada, esta sexta-feira, acrescentando que, por setor institucional, foram as sociedades não financeiras e as administrações públicas que mais contribuíram para a variação do saldo de títulos emitidos por residentes.

“Este contributo deveu-se maioritariamente às emissões líquidas de títulos de dívida por estes setores, que foram parcialmente compensadas pela desvalorização de títulos de dívida das administrações públicas”, informa o BdP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.