BdP: Portugueses contraíram 58 mil créditos ao consumo em dezembro

Só o número de contratos de crédito concedido por via de cartões de crédito e descoberto diminuiu, segundo os dados do Banco de Portugal.

Cristina Bernardo

O número de contratos para crédito pessoal cresceu 4,8%, para 39.998 procedimentos, em dezembro de 2018, de acordo com o boletim mensal do Banco de Portugal referente à evolução dos novos créditos aos consumidores, publicado esta sexta-feira. Quanto ao valor desses contratos, globalmente a quantia fixou-se nos 253 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 1,7% no último mês de 2018.

O crédito automóvel também cresceu quanto ao número de contratos de empréstimos concedidos para a compra de carro, concretamente 1%, o que corresponde a 18.046 procedimentos. No montante creditado aos consumidores que querem comprar automóvel, o Banco de Portugal diz ter concedido 271 milhões de euros, em dezembro, o que corresponde também a um aumento de 2,8% na variação do valor desses contratos.

Só o número de contratos de crédito concedido por via de cartões de crédito e descoberto diminuiu em dezembro, nomeadamente 4,5% para 76.465 procedimentos. Apesar desse decréscimo, o valor concedido nestes termos foi de 99 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 3,6% no valor creditado aos consumidores por via de cartões de crédito e descoberto.

 

Recomendadas

Lista secreta de devedores da banca deverá ser hoje divulgada de forma agregada, sem nomes e créditos individuais

Só deverão ser divulgados dados agregados, não individualizando devedores e respectivas operações dos sete bancos que receberam ajudas públicas nos últimos 12 anos. Valor total de créditos concedidos e valor agregado de perdas deverão ser hoje conhecidos.

Lone Star diz que Novo Banco quer reduzir para metade o rácio de malparado até 2020

O chairman do Novo Banco, Byron Haynes, deu uma entrevista à Reuters, onde diz que quer acelerar a redução do crédito malparado através de vendas e diz que há muito interesse nas duas carteiras que o banco tem atualmente no mercado. Referindo-se aos portfólios Nata 2 e ao Sertorius.

Citigroup aumenta lucros e supera estimativas dos analistas

O total de empréstimos do terceiro maior banco dos Estados Unidos teve um crescimento de 3%, para 617 mil milhões de euros, enquanto os depósitos aumentaram 5%, para perto de mil milhões de euros.
Comentários