[weglot_switcher]

BdP vai entregar dividendos recorde perto dos 600 milhões

Governo está a avaliar a possibilidade de contar com 600 milhões de receita para o OE2019. O valor ainda está a ser negociado com o Banco de Portugal.
21 Setembro 2018, 08h00

O Governo vai contar no próximo ano com um reforço do contributo do Banco de Portugal (BdP) para as contas públicas. A autoridade monetária deverá distribuir em 2019 dividendos ao Estado num valor próximo de 600 milhões de euros. O montante está ainda a ser negociado entre as Finanças e o BdP, mas já é certo que ultrapassará os 525 milhões de euros  que entraram nos cofres do Estado este ano, revelou ao  Jornal Económico fonte conhecedora do processo.

Segundo a mesma fonte, em causa está uma projecção que poderá ascender a 600 milhões de euros, ou até superar. Um montante que representa dividendos recorde relativos ao exercício deste ano que serão entregues pelo BdP, num valor que ainda não está fechado e que dependerá da avaliação de risco que está a ser feita, nomeadamente o nível de provisões para riscos realizadas pelo banco com impacto nos resultados líquidos que o banco central estima para 2018 e cujo montante só será apurado no final do ano.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.