[weglot_switcher]

BE avança com resolução crítica, mas evita votar contra o Programa de Estabilidade

Bloquistas vão sinalizar no Parlamento o seu desagrado em relação ao incumprimento do acordo da meta do défice prevista no OE/2018.
  • “Temos barragens a mais, as barragens provocam evaporação, portanto nós estamos sempre a perder água e isto é um problema muito complicado.”
13 Abril 2018, 09h35

O Bloco de Esquerda (BE) não se conforma com a decisão do Governo de alterar a meta do défice em 2018, de 1,1% para 0,7% do PIB, no âmbito do Programa de Estabilidade para 2018-2022 (apenas quatro meses depois de ter aprovado a meta de 1,1% no Orçamento do Estado), e está já a preparar um projeto de resolução contra a alteração da meta. O Jornal Económico sabe que a deputada bloquista Mariana Mortágua tenciona anunciar essa iniciativa assim que a aprovação do Programa de Estabilidade em Conselho de Ministros (na reunião de ontem) for confirmada e dê entrada na Assembleia da República (prevista para esta sexta-feira, 13 de abril).

O Governo não cedeu no braço-de-ferro com o BE que exigiu um recuo quanto à nova meta do défice. Na perspetiva dos bloquistas, está a desrespeitar o compromisso político estabelecido na negociação do Orçamento do Estado para 2018. Como tal, o BE vai apresentar um projeto de resolução sobre o Programa de Estabilidade, manifestando desagrado relativamente à alteração da meta do défice (uma diferença de 0,4% que representa cerca de 800 milhões de euros). De acordo com várias fontes próximas do processo, o BE considera que a alteração da meta é “incompreensível” e demonstra que há margem orçamental para investir mais nos serviços públicos e na reposição de rendimentos.

Artigo publicado na edição semanal do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.