[weglot_switcher]

BE questiona Governo sobre impedimentos ao regime de teletrabalho na Bosch de Ovar

O grupo parlamentar do BE considera “inaceitável” que os estagiários da Bosch fiquem sem qualquer rendimento, quando é a própria empresa que se nega a encontrar soluções que lhes permitam trabalhar remotamente.
  • Cristina Bernardo
6 Abril 2020, 07h35

O Bloco de Esquerda (BE) quer saber se o Governo tem conhecimento de que cerca de duas dezenas de estagiários da empresa Bosch de Ovar estão a ser impedidos de trabalhar em regime de teletrabalho. O grupo parlamentar dos bloquistas consideram “inaceitável” que os estagiários da Bosch fiquem sem qualquer rendimento, quando é a própria empresa que se nega a encontrar soluções que lhes permitam trabalhar remotamente.

Em causa está uma denúncia que chegou ao conhecimento do BE de que a empresa Bosch Security Systems de Ovar está a reduzir a sua atividade devido à crise provocada pela pandemia da Covid-19. A par dessa redução, há vários trabalhadores que estão neste momento em regime de teletrabalho. No entanto, o BE indica que os “recursos humanos desta empresa informaram os estagiários de que não iriam pagar o tempo não ‘estagiado'”.

Os trabalhadores estagiários da empresa de Ovar dispuseram-se a trabalhar em regime de teletrabalho mas, segundo revela o BE, “foi-lhes dito que, pelo motivo dos seus computadores (POS) serem fixos, estariam impossibilitados de retirarem os ditos POS”. Entretanto, a empresa encontrou uma forma para alguns dos 22 estagiários em causa poderem “realizar as suas atividades a partir de casa”.

O BE salienta que, para os estagiários que vão estar a trabalhar a partir de casa, a empresa anunciou que vai “descontar 6 dias de trabalho a estes estagiários, alegando que durante esses dias não exerceram as suas funções”.

“Esta é uma situação inaceitável. Os trabalhadores estagiários não podem ficar sem o rendimento a que têm direito, principalmente quando é a empresa que se recusa a encontrar as formas e disponibilizar os meios para que o seu trabalho possa ser feito remotamente”, considera o grupo parlamentar bloquista.

O BE sabe ainda que “a Bosch Ovar tem vários trabalhadores contratados através de empresas de trabalho temporário, não se conhecendo o que foi decidido em relação aos mesmos”.

“É necessário que o Governo perceba se estes trabalhadores foram mandados embora e se a Bosch, através desse procedimento, reduziu os seus postos de trabalho”, defende o BE, na pergunta ao Governo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.