[weglot_switcher]

BE questiona Governo sobre instabilidade financeira e laboral no grupo Global Media

Os bloquistas querem saber quais as medidas que estão a ser tomadas pelo Executivo socialista para “assegurar a boa gestão, defesa dos postos de trabalho e sustentabilidade” do grupo e dos restantes meios de comunicação social.
20 Novembro 2019, 13h04

O Bloco de Esquerda (BE) questionou esta segunda-feira o Governo sobre a instabilidade financeira e laboral no grupo Global Media. Os bloquistas querem saber quais as medidas que estão a ser tomadas pelo Executivo socialista para “assegurar a boa gestão, defesa dos postos de trabalho e sustentabilidade” do grupo e dos restantes meios de comunicação social.

“No momento em que, por iniciativa do Presidente da República e de numerosos agentes do setor, se desenvolve um importante debate público acerca do futuro da comunicação social e do jornalismo, (…), e estando em causa um conjunto de órgãos de comunicação centrais na comunicação social em Portugal, o BE questiona o Governo sobre a situação do grupo Global Media”, lê-se na pergunta entregue pelos bloquistas na Assembleia da República.

Na pergunta dirigida à ministra da Cultura, Graça Fonseca, o BE questiona se o Governo está “informado acerca do plano da administração do grupo Global Media para a estabilização da situação financeira e laboral nas empresas do grupo”.

Os bloquistas querem saber ainda qual a intervenção que teve ou pretende ter do Executivo de António Costa para assegurar a boa gestão e postos de trabalho de órgãos de comunicação social “com a importância, histórica e atual, dos detidos pelo grupo Global Media”, lembrando que, nos últimos tempos, se tem debatido “formas de intervenção pública de promoção da pluralidade e do rigor dos media, designadamente sob a forma de apoios económicos de vário tipo”.

Em causa estão os constantes atrasos salariais e a possibilidade do grupo Global Media avançar com um total de 200 rescisões, o que corresponde a um corte de quase 30% nos efetivos. O grupo detem o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, a TSF, O Jogo, entre outros órgãos de comunicação social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.