[weglot_switcher]

‘Bebé Trump’ está a chegar aos céus de Londres

Protesto faz parte de uma série de iniciativas que pretendem marcar a reserva de muitos britânicos em relação ao presidente norte-americano e à sua visita ao país, a 13 de julho.
12 Julho 2018, 15h56

O mayor de Londres deu permissão, segundo o site ‘Business Insider’, para que um balão com cerca de seis metros de altura e mostrando Donald Trump como um bebé irritado possa sobrevoar a cidade de Londres quando o verdadeiro presidente norte-americano visitar a cidade, a 13 de julho.

Sadiq Khan, muçulmano, afirmou, segundo o referido site, que o acontecimento é um símbolo e um “protesto pacífico depois que ter dado a sua permissão para o inesperado pedido. O plano é suspender o balão por cima da rua do Parlamento, nas vizinhanças do próprio parlamento britânico e do Big Ben, quando Trump aí chegar, a 13 de julho.

Foi lançada uma página de crowdfunding para financiar o projeto, que descreve Trump como “um bebé grande e irritado, com um ego frágil e mãos pequenas”. A campanha arrecadou mais de 16 mil libras, mais de 18 mil euros.

A página também descreve Trump como “um demagogo racista, que é um perigo para as mulheres, imigrantes e minorias e uma ameaça mortal à paz mundial e ao próprio futuro da vida na Terra. Mas ele realmente parece detestar que as pessoas se riam dele”.

O jornal londrino ‘Evening Standard’ publicou uma declaração de um porta-voz do mayor, segundo o qual Khan “apoia o direito ao protesto pacífico e entende que isso pode assumir muitas formas diferentes”.

“A sua equipa encontrou-se com os organizadores e deu-lhes permissão para usarem o Parliament Square Garden como ponto de partida para o balão dirigível”, disse. Mesmo que o voo tenha de obedecer a restrições: o balão não pode voar a mais de 30 metros do chão e está sujeito a autorização da Polícia Metropolitana e das autoridades de tráfego aéreo do Reino Unido.

Os responsáveis pelo protesto disseram que o objetivo do balão era “garantir que [Trump] soubesse que toda a Grã-Bretanha está a olhar e a rir-se dele”. Aqueles que contribuíram para a campanha obtiveram réplicas em pequeno tamanho do balão.

O grupo diz que, agora, quer arrecadar dinheiro suficiente (em ‘Trump Baby World Tour’) “para conseguir que ‘TrumpBaby’ siga o verdadeiro Donald por todo o mundo, assombrando os seus compromissos diplomáticos onde quer que ele vá!”

O balão é apenas um dos protestos que vão marcar a visita de Trump ao Reino Unido, onde está incluída uma marcha denominada ‘Stop Trump’, em que os organizadores dizem esperar cerca de 50 mil pessoas no centro de Londres.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.