[weglot_switcher]

Benefícios da vacina da AstraZeneca superam os riscos, considera EMA

A entidade reguladora aconselha quem já realizou a primeira toma da vacina a receber a segunda no prazo estipulado pela farmacêutica, que é de 12 semanas. 
23 Abril 2021, 15h38

A vacina da AstraZeneca apresenta benefícios que superam os riscos em adultos de várias faixas etárias, declarou esta sexta-feira, 23 de abril, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) após uma análise aos casos de coágulos que surgiram em países europeus e que levou à sua suspensão. A EMA revela que esta se trata de uma análise provisória, e que nas próximas semanas irá realizar uma avaliação mais exaustiva.

Noël Wathion, diretor executivo da EMA, evidencia em conferência de imprensa que os “muito raros coágulos sanguíneos surgiram em pessoas com baixas plaquetas após o processo de vacinação”. O diretor executivo relembra que a vacina da AstraZeneca é uma das quatro autorizadas no bloco, de forma a prevenir a infeção de SARS-CoV-2, que “tem apresentado consequências graves em pessoas de todas as idades”.

A EMA aponta que o efeito secundário mais grave ocorreu em 1 em cada 100 mil pessoas vacinadas. A entidade reguladora explica ainda que quem já realizou a primeira toma da vacina deve receber a segunda no prazo estipulado pela farmacêutica, que é de 12 semanas.

A EMA afirma que irá estudar a vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford em vários contextos, de forma a perceber quais os benefícios para diferentes grupos etários e ritmos de infeção. Para decidir a continuidade da administração da vacina no bloco, o regulador teve em consideração a evolução da pandemia e a quantidade de vacinas disponíveis nos países.

Os dados mostram que a vacina da AstraZeneca é eficaz em prevenir hospitalizações em enfermarias e em cuidados intensivos, bem como mortes causadas pela Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.