[weglot_switcher]

Benfica assegura contas no verde até 2021 se ganhar a Liga

Especialista aponta sucesso financeiro do clube da Luz até 2021. Com base nas contas da época passada, Porto e Sporting enfrentam constragimentos.
18 Outubro 2019, 12h31

As sociedades anónimas desportivas (SAD) dos três principais clubes do futebol português já informaram o mercado sobre as contas consolidadas da época 2018/2019 e o quadro que se faz dos “motores” do desporto-rei no país permanece misto. Na opinião do vice-reitor da Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Europeia, Luís Vilar, os números antecipam que o Benfica “tem os resultados financeiros de 2019/20 garantidos no verde, sabendo que não pode deixar o FC Porto ser campeão de forma a garantir também os resultados financeiros de 2020/2021 no verde”.

Os números vindos da Luz indicam que o Benfica na última época fez o pleno: venceu no plano desportivo e no plano financeiro. É na Luz que se registaram mais lucros, ativos mais elevados, mais ganhos em direitos televisivos e em patrocínios e melhores contas operacionais. E a SAD das águias é a única com capitais próprios positivos (quando ativo cobre o passivo). “É inequívoco que a Benfica SAD é a que se tem organizado melhor”, disse Vilar ao Jornal Económico, alertando que a gestão financeira das SAD não pode ser olhada só pelo ano passado, “porque a saúde financeira mede-se pela organização estrutural e estratégica das contas a longo prazo”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.