Benfica castigado com um jogo à porta fechada

A sanção, aplicada pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto, deve-se às claques do clube da Luz, que foram consideradas ilegais. As ‘águias’ foram ainda punidas com uma coima superior a 56 mil euros.

Cristina Bernardo

O Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPDJ) puniu o Sport Lisboa e Benfica (SLB) com um jogo à porta fechada por causa da ação das claques do clube da Luz. A informação está a ser avançada esta sexta-feira à tarde pela SIC Notícias, que adianta que o SLB recebeu ainda notificação de uma coima superior a 56 mil euros. 

Recorde-se que, em abril do ano passado, foi noticiado que o Sporting Clube de Portugal (SCP) apresentou uma participação disciplinar no Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra o Benfica, pedindo a interdição do estádio da Luz por apoio do clube a claques ilegais.

O SCP alega que o Regulamento de Competições prevê que nenhum clube, na qualidade de visitado, pode conceder benefícios – financeiros materiais ou outros – a grupos organizados de adeptos não legalizados.

Fonte próxima ao processo assegurava, na altura, que o Benfica, ao autorizar e facilitar a entrada para locais específicos do estádio, permitir que apresentem faixas, bandeiras gigantes bem como coreografias alusivas à claque, demonstra um público e notório apoio às claques “No Name Boys” e “Diabos Vermelhos2.

Na participação, os ‘leões’ terão ainda manifestado estranheza que nenhum delegado da Liga tenha reportado aqueles eventos nos relatórios de jogo, pelo que, segundo esta fonte, terá pedido a notificação de todos aqueles que, esta época, tenham estado presentes nos jogos oficiais disputados no estádio da Luz. Isto porque, nos termos do Regulamento Disciplinar, os delegados da Liga estão obrigados a cooperar e a testemunhar nos processos disciplinares quando para tal sejam arrolados e solicitado.

O Benfica tem 20 dias para impugnar as duas sanções do IPDJ.

Ler mais
Recomendadas

Sporting paga juros de 4% aos titulares de VMOC se estes não excederem os lucros do clube

A SAD do Sporting avisa os titulares dos VMOC que esses títulos dão lugar ao pagamento de juros à taxa de 4%, mas sujeito a condições.

Já viu o ‘Jogo Económico’? E-Toupeira vs Ataque a Alcochete: Quem ganhou a ‘batalha’ mediática de 2018?

Entre o processo E-Toupeira e o ataque à Academia de Alcochete, saiba qual foi o evento que mereceu mais atenção mediática em 2018 e ainda qual o clube que ocupou mais horas de transmissão televisiva. E ainda o debate com Olivier Bonamici, Luís Miguel Henrique e João Marcelino.

O Jogo Económico: Veja aqui em direto o programa desta semana

Acompanhe o “Jogo Económico” em direto todas as quintas-feiras, às 21:00, no site e nas redes sociais do Jornal Económico. E reveja-o através da plataforma multimédia JE TV.
Comentários