[weglot_switcher]

Benfica é o quarto clube europeu que mais ganhou em transferências nos últimos dez anos

Benfica ganhou 780 milhões de euros em transferências entre 2010 e 2019 e, pelas contas do Observatório do Futebol – CIES, é o quarto clube europeu que mais beneficiou do mercado de transferências nos últimos dez anos. O FC Porto também consta da lista na 11.ª posição, com um ganho acumulado de 592 milhões de euros. 
  • João Félix no dia da sua apresentação como jogador do Atlético de Madrid, acompanhado pelo presidente do clube (à direita do atleta), Enrique Cerezo
5 Setembro 2019, 11h42

O Benfica ganhou 780 milhões de euros em transferências entre 2010 e 2019 e, por isso, é o quarto clube que mais ganhou na última década, apenas atrás de Juventus, Chelsea e Mónaco, de acordo com a mais recente análise financeira do Observatório do Futebol – CIES ao mercado de transferências europeu nos últimos dez anos, divulgada na quarta-feira, 4 de setembro.

O CIES revelou no seu estudo um ranking dos vinte clubes que mais ganhos obtiveram com a venda dos seus atletas na última década, sendo que o FC Porto também conta na lista na 11.ª posição, com um ganho acumulado de 592 milhões de euros.

O estudo analisa o mercado de transferências entre as cinco principais ligas europeias de futebol (campeonatos alemão, espanhol, inglês, italiano e francês, vulgo Big 5) e, por isso, salienta que Benfica, Porto e os holandeses do Ajax (que surgem em 14.º no ranking) são “as únicas equipas fora da Big 5” que mais amealharam com a transferência de jogadores entre 2010 e 2019.

Com mais de mil milhões de euros recebidos desde janeiro de 2010 até 2 de setembro de 2019, o Mónaco é o clube que mais beneficiou do mercado de transferências na última década.

Uma das conclusões do CIES é que as transferências mais caras ocorrem entre os clubes das Big 5, por serem quem tem  maior capacidade financeira. Tal traduz-se no facto de que, na última década, “a maior parte do dinheiro [empregue na transferência de um atleta] ficar dentro do mesmo campeonato, nomeadamente 66%” do total das transferências analisadas.

https://jornaleconomico.pt/noticias/futebol-europeu-transferencias-registam-valor-recorde-66-mil-milhoes-de-euros-em-2019-486244

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.