[weglot_switcher]

Bernie Sanders ainda não desistiu de ser presidente dos Estados Unidos

O senador norte-americano Bernie Sanders volta a ser candidato à nomeação pelo Partido Democrata às presidenciais de 2020, depois de ter perdido em 2016 para Hillary Clinton.
  • Flickr
20 Fevereiro 2019, 07h27

A dúvida manter-se-á para sempre: se o senador Bernie Sanders tivesse ganho as primárias democratas que disputou contra Hillary Clinton – e esteve quase a consegui-lo – teria a sua aura de esquerdista, humanista e levemente antissistema (por contraponto a uma ex-primeira-dama e ex-ministra enfeudada a diversos interesses) sido suficiente para derrotar Donald Trump?

A dúvida vai manter-se: ninguém acredita que, aos 79 anos (idade que terá se chegar a disputar as primárias), Sandres consiga convencer uma maioria do partido que é o homem certo para enfrentar e vencer a máquina demolidora de Trump.

De qualquer modo, Sanders disse que “juntos, na nossa campanha de 2016, começámos uma revolução política”, ao anunciar a pré-campanha na rádio pública do Vermont. “Agora chegou a hora de completar de essa revolução e implementar a visão pela qual lutámos”. Essa é a sua mais-valia: os votos que juntou em seu torno e que de algum modo eram a ala esquerda dos democratas.

Os defensores de Sanders afirmam que o senador tem algumas hipóteses de chegar longe por uma razão simples: com a Casa Branca a demonstrar estar muito à vontade a empurrar a política norte-americana cada vez mais para a direita, o ‘esquerdismo’ do democrata pode fazer mossa. Até porque, com tantos votantes oriundos de países exteriores aos Estados Unidos, essa mole de descontentamento pode crescer.

Mas, para chegar lá, Sandres teria que vencer no interior do partido e isso parece ser igualmente pouco provável. Mesmo que alguns analistas considerem que o sector mais progressista está em expansão no Partido Democrata — nas eleições legislativas do final do ano passado, o partido elegeu para o Congresso vários elementos desta ala.

Entretanto, tal como era esperado, o ambiente no Partido Democrata está ao rubro: mais de 30 dos seus elementos já anunciaram a sua candidatura ou a intenção de o fazer. Muitos ficarão pelo caminho e a maior parte deles com certeza perderiam contra Sanders, mas alguns elementos (muito) mais novos podem com facilidade levar-lhe a dianteira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.