[weglot_switcher]

BIAL foca atividade em Moçambique na comercialização de medicamentos

A empresa alienou a sua operação de importação e distribuição de especialidades farmacêuticas com a venda da empresa Medimport à CFAO Healthcare.
29 Novembro 2024, 19h56

A BIAL vai focar a sua atividade em Moçambique na comercialização de medicamentos, à semelhança do que acontece nos mercados internacionais onde está presente, tendo alienado a sua operação de importação e distribuição de especialidades farmacêuticas com a venda da empresa Medimport à CFAO Healthcare, refere a empresa em comunicado.

Constituída em 1998, a Medimport atuava como distribuidora de medicamentos no mercado moçambicano, uma atividade que o grupo BIAL mantinha apenas neste país. A CFAO Healthcare é uma das principais empresas de logística farmacêuticas, com especial incidência no continente africano, contando com mais de 3800 trabalhadores e com uma presença em mais de 28 países em África.

Considerando a aposta estratégia da empresa na Investigação e Desenvolvimento na área das neurociências e doenças raras, o Grupo entendeu alienar uma operação que estava desligada do seu core business.

A alienação da atividade de importação e distribuição agora realizada e aprovada pelas autoridades não interfere com a comercialização dos medicamentos BIAL no mercado moçambicano. A Bial tem plena confiança na colaboração com a CFAO  para garantir a disponibilidade da gama de produtos BIAL junto de todos os doentes e o apoio científico e médico aos profissionais de saúde moçambicanos.

A comemorar 100 anos, a BIAL é uma empresa biofarmacêutica,  focada na investigação e desenvolvimento e na inovação, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas em todo o mundo.

Sendo uma empresa totalmente integrada e fortemente comprometida com a inovação terapêutica, a BIAL canaliza mais de 20% da sua faturação anual para I&D, que está centrada nas neurociências e nas doenças raras.

Na Europa, a BIAL tem uma unidade de produção e uma unidade de I&D em Portugal (sede) e filiais nos principais mercados farmacêuticos europeus, caso de Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido e Suíça e nos EUA.

A estratégia de internacionalização da empresa engloba também o estabelecimento de acordos de parceria, colaborando com empresas bem estabelecidos para levar as suas soluções de saúde a todos os que delas necessitam. Os produtos da BIAL estão presentes em cinquenta países, cumprindo o seu propósito de fazer a diferença na vida das pessoas que vivem com doenças graves em todo o mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.