[weglot_switcher]

BIC Português com prejuízo de 22,7 milhões em 2016, penalizado por exposição à dívida da PT

As obrigações da Portugal Telecom International Finance perderam valor com o plano de reestruturação da Oi no ano passado e isso castigou as contas do BIC Português. O banco liderado por Fernando Teixeira dos Santos vai constituir uma imparidade de 39,5 milhões para os títulos.
  • Cristina Bernardo
4 Maio 2017, 08h59

O Banco BIC Português registou um prejuízo de 22,7 milhões de euros no ano passado, castigado pela perda de valor das obrigações da Portugal Telecom International Finance. (PTIF), noticia o Jornal de Negócios.

A carteira de obrigações da PTIF sofreu uma forte desvalorização depois da brasileira Oi ter anunciado um plano de reestruturação de toda a dívida na primavera do ano passado. A empresa de telecomunicações brasileira anunciou nessa altura o projeto que implica perdão de parte de dívida e também o alongamento do prazo de reembolso. Por esta razão, Fernando Teixeira dos Santos, que preside a o Banco BIC Português, vai transferir as obrigações para a carteira de investimentos detidos até à maturidade (vencimento em 2018 e 2019) e constituir uma imparidade de 39,5 milhões de euros, como escreve o jornal.

Assim, depois deste movimento, as obrigações passam a ter um valor de 9,9 milhões de euros nas contas do banco, e não 14 milhões de euros como no ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.