[weglot_switcher]

Biden diz que vacina é sinal de “esperança” mas prevê longa “batalha”

Joe Biden já reagiu à notícia de que a vacina da Pfizer tem 90% de eficácia, dizendo ser “excelente”, porém alerta que “o fim da batalha contra a Covid-19 ainda está a meses de distância”.
9 Novembro 2020, 14h34

O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, disse hoje que vê um sinal de “esperança” no anúncio do laboratório Pfizer de que a sua vacina é 90% eficaz contra a covid-19, mas alertou que a “batalha” ainda continua.

A farmacêutica Pfizer revelou hoje que dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus indicam que pode ser eficaz em 90% dos casos e que este mês pedirá o uso em situações de emergência nos Estados Unidos.

“Dou os parabéns às mulheres e homens talentosos que ajudaram neste avanço e nos dão muitas razões para ter esperança”, disse Biden, num comunicado.

“Ao mesmo tempo, é importante perceber que levará meses até que a batalha contra a covid-19 termine”, acrescentou o democrata, cuja vitória nas eleições presidenciais norte-americanas foi anunciada há dois dias.

O anúncio da Pfizer já provocou um aumento nas bolsas europeias, apesar da farmacêutica ter salientado que é improvável que qualquer vacina chegue antes do final do ano e que, quando chegar, os fornecimentos iniciais serão racionados.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.251.980 mortos em mais de 50 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.