[weglot_switcher]

Bilionário e apreciador de arte: quem é o primeiro passageiro do SpaceX?

A Space Exploration Technologies (Space X) revelou quem é o primeiro turista a viajar até à Lua a bordo do seu foguetão BFR. Conheça o curioso percurso do bilionário japonês, Yusaku Maezawa.
18 Setembro 2018, 15h07

Ainda se ouve o ressoar da famosa deixa de Neil Armstrong, em 1969: ”That’s one small step for man, one giant leap for mankind” (”Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para a Humanidade”, em português). Desde então, já se contam 24 pessoas que chegaram, pelo menos, perto da Lua e parece que em 2023 vamos ter mais uma.

Mas este não é apenas mais um. Yusaku Maezaw, de 42 anos , foi selecionado por Elon Musk, CEO da Tesla, para ser o primeiro passageiro turístico do tão antecipado SpaceX, que viajará até à Lua. Para além de ter nacionalidade japonesa e ser bilionário, ficamos a saber esta segunda feira, 17 de setembro, que Maezaw será o primeiro a embarcar no Big Falcon Rocket (BFR).

Nascido em Kamagaya, uma cidade no distrito japonês de Chiba, o então jovem empreendedor começou a juntar a sua fortuna aos 18 anos. Emigrou para os Estados Unidos da América com a namorada e deixou para trás uma banda musical. Quando regressou ao Japão, trouxe com ele uma coleção vasta de álbuns, que o próprio reuniu quando estava no estrangeiro. Foi na sua cidade natal, em 1998, que construiu a base do seu primeiro negócio, a ”Start Today”, uma plataforma digital onde vendia álbuns e CDs e remetia-os pelo correio. A empresa, em 2004, transformou-se no maior mercado de venda de roupa online do Japão, ”Zozotown”, e atualmente, Yusaku detém cerca de 34% dessa empresa.

Ainda no mercado digital, Maezawa introduziu, recentemente, a ”Zozo” um marca de roupas personalizáveis e o ”Zozosuit”, um sistema de medição online, presente em mais de 72 países e territórios.

No inicio deste ano, na lista anual dos ”50 Mais Ricos do Japão” da ”Forbes”, Yusaku ocupa o lugar 14 no ranking, com uma fortuna avaliada no valor de 3,6 mil milhões de dólares.

Paralelamente à sua vida profissional, Maezaw é um apaixonado por arte. Foi em 2016 que o seu nome ganhou mais destaque. Nesse ano, Yusaku Maezawa chamou a atenção por ter comprado um quadro do pintor Jean-Michel Basquiat por 57,3 milhões de dólares. Em dois dias tinha investido um total de quase 100 milhões de dólares em obras de Bruce Nauman, Alexander Calder, Richard Prince e Jeff Koons. Um ano mais tarde, gastou 110,5 milhões de dólares noutra peça de Basquiat e segundo a Forbes, planeia inaugurar um museu na cidade natal, Chiba.

A tão aguardada revelação do Space X e do passageiro mistério ocorreu na esta terça feira, 18 de setembro, com a presença do CEO da Tesla e gestor do projeto, Elon Musk e o próprio Yusaku. O japonês denominou o projeto de ”#dearmoon” (Querida, Lua).

O apreciador de arte japonês, comprou todos os lugares disponíveis do Space X, mas não tem intenções de embarcar sozinho. No evento dedicado à revelação do foguetão, Maezaw revelou que gostaria de viajar até a Lua ao lado de artistas. ”Em 2023, como anfitrião [do SpaceX], eu gostaria de convidar entre seis a oito artistas de todo o mundo para se juntarem a mim nesta missão até à Lua.” Elon Musk, recusou-se a admitir quanto o bilionário pagou para reservar todos os bilhetes, mas assegurou que os artistas convidados embarcarão nessa viagem gratuitamente. ”Não vou divulgar o valor, mas ele está a pagar uma quantia muito significativa de dinheiro.” revelou Musk durante o evento. Atualmente, não há indicações de que artistas o bilionário do Space X tem em mente.

Por enquanto, são estas as novidades do foguetão e os passageiros que farão parte desta aventura.

Musk e Maezawa asseguram que continuarão a atualizar o público com notícias sobre a missão até à Lua nos próximos anos. E Musk até deixou aberta a possibilidade de ele se juntar ao passeio. O norte-americano admite que não tem a certeza se se juntará ao japonês, “Talvez eu participe nessa viagem, não sei.” Depois de algum incentivo de Maezawa, Musk disse que iria considerar essa possibilidade. “Sim, talvez ambos estaremos no foguetão.”

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.