[weglot_switcher]

Bill e Melinda Gates estão oficialmente divorciados (e não há mudança de nome nem apoio financeiro)

Sabe-se agora que não será paga uma pensão de alimentos e French Gates não deve deixar cair o último nome. Uma das incertezas deste divórcio, por se tratar de um contrato privado, é como acontecerá a separação de bens do ex-casal.
  • DR
3 Agosto 2021, 18h10

Bill Gates e Melinda French Gates estão oficialmente divorciados, ao fim de 27 anos de casamento e três meses após anunciar a separação e consequente divórcio, revela o “The Verge”. O processo de divórcio terminou na segunda-feira em Washington, mesmo estado onde French Gates abriu o processo.

No início de maio do presente ano, o agora ex-casal surpreendeu o mundo a anunciar o processo de divórcio na rede social Twitter, uma vez que não existiam indícios de uma separação. Estes mesmos indícios surgiram apenas depois do anúncio ter sido realizado, com os media americanos a alegar uma ligação entre Bill Gates e Jeffrey Epstein (condenado por abusos sexuais) e que Gates abandonou a Microsoft durante uma investigação extraconjugal com uma funcionária.

Considerados por quase três décadas como um dos casais mais poderosos, os Gates conheceram-se na Microsoft em 1987 e casaram em 1994, tendo o matrimónio durado 27 anos. “Já não acreditamos que consigamos crescer juntos como um casal nesta próxima fase das nossas vidas”, anunciaram no Twitter.

Sabe-se agora que não será paga uma pensão de alimentos e French Gates não deve deixar cair o último nome. Uma das incertezas deste divórcio, por se tratar de um contrato privado, é como acontecerá a separação de bens do ex-casal.

Apesar de Washington ser um estado apologista da propriedade enquanto comunidade, ou seja, que todos os bens acumulados enquanto casal devem ser divididos igualmente por ambas as partes, o casal detém um contrato de separação, cujos detalhes não são do conhecimento público.

Na segunda-feira, dia em que saíram os papéis do divórcio, Bill Gates tinha uma fortuna avaliada em 152 mil milhões de dólares (128,2 mil milhões de euros), somando o título de quarto homem mais rico do mundo ao dia. De relembrar que Gates foi considerado pela Forbes o homem mais rico do mundo entre 1995 e 2009, e ainda entre 2014 e 2016.

Caso a separação de bens acontecesse segundo as leis de Washington, William H. Gates III (como assina os documentos) e Melinda French Gates teriam uma fortuna de 76 mil milhões de dólares (64 mil milhões de euros) cada um.

No entanto, um dos acordos que se mantém entre o ex-casal é a gestão da Fundação Bill e Melinda Gates, fundada em 2000, que deverá continuar a ser feita pelos dois. No início de julho, a Fundação admitiu um plano secundário caso se verifiquem muitos atritos entre os dois líderes.

O acordo delineado pela entidade dá dois anos para que o ex-casal consiga acertar todas as suas indiferenças e trabalharem, em conjunto, para a Fundação. Caso a experiência não seja suave, Melinda Gates tem de abandonar e renunciar o cargo de co-presidente da instituição.

Este acordo avança que Melinda French Gates deve receber “recursos pessoais” do ex-marido para conseguir realizar o trabalho de caridade no caso de abandonar as funções de co-presidente. Na altura do divórcio, Melinda admitiu estar “profundamente orgulhosa” de todo o trabalho que a Fundação conseguiu alcançar durante 20 anos desde a sua criação.

O diretor-executivo da Fundação, Mark Suzman, disse na altura à agência AP que este plano B foi realizado para que o casal pudesse “ser transparente num acordo que fez entre si”. “Isto faz parte de um acordo privado entre os dois, como parte de um entendimento de divórcio mais amplo”, disse Suzman à AP.

No entanto, o casal sofreu uma perda nos últimos meses. O amigo e investidor milionário Warren Buffett revelou em junho que se demitia do cargo de administrador da Fundação Bill e Melinda Gates. Desde que se tornou administrador da Fundação, o Oráculo de Omaha investiu metade da sua fortuna na instituição. A saída de Buffett, que soma 90 anos de idade, aconteceu pouco mais de um mês depois do casal Gates anunciar publicamente o divórcio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.