[weglot_switcher]

Bitcoin atinge novo recorde e aproxima-se dos 20 mil dólares

Criptomoeda supera a fasquia dos 19.500 dólares por unidade. Valorização tem lugar um dia depois da estreia da Bitcoin na negociação no CME Group.
18 Dezembro 2017, 12h30

A bitcoin ultrapassou esta segunda-feira um novo recorde ao superar a barreira dos 19.500 dólares por unidade. A valorização da criptomoeda acontece um dia depois de esta se ter estreado a negociar no CME Group, onde os contratos são mais valiosos do que os da Chicago Cboe Global Markets, onde a bitcoin também já negocia.

“O lançamento dos futuros de bitcoin no CME representa um passo decisivo para a ‘financiarização’ da criptomoeda”, afirma Daniele Bianchi, professora de Finanças da Warwick Business School. “O CME Group é um player muito maior do que o Cboe e vai permitir aos investidores institucionais assumir posições para a cobertura contra as variações de preços”.

Além disso, Daniele Bianchi nota que “embora o entusiasmo geral seja evidente, o mercado permanece cauteloso e isso refletiu-se nos requisitos de contratos”. Ao contrário do que aconteceu com a estreia da bitcoin na Cboe Global, em que na primeira hora as transações chegaram às 570, a entrada da bitcoin no CME Group deu origem a 221 transações nos primeiros 60 minutos.

Daniele Bianchi chama a atenção para o facto de estes contratos da CME serem cinco vezes mais valioso do que os da Cboe e daí que o custo seja também superior. Ainda assim, a professora da Warwick Business School acredita que “o crescimento contínuo da bitcoin provavelmente receberá maior impulso dada a exposição ao ativo principal”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.