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Black Friday e Cyber Monday disparam consumo em Portugal

A faturação no período promocional aumentou 9,53% face ao mesmo período do ano anterior, enquanto o ticket médio subiu 2,97%, atingindo os 37,67 euros.
9 Dezembro 2025, 12h57

A mais recente edição do Black Weekend, que integra a Black Friday, o fim de semana de compras e a Cyber Monday, voltou a dinamizar a economia portuguesa e a reforçar a importância dos pagamentos digitais no consumo. De acordo com o Reduniq Insights, o relatório que analisa a evolução dos pagamentos registados por cartão na sua rede de aceitação de pagamentos, a faturação total entre 28 de novembro e 1 de dezembro registou um crescimento de 9,53% face ao período homólogo de 2024, refletindo um consumidor mais estratégico e atento às oportunidades de compra.

Este aumento foi impulsionado sobretudo pelos consumidores nacionais, cuja faturação subiu 10,48%, contrastando com uma evolução de 3,78% nos pagamentos de origem estrangeira. Já o número total de transações aumentou 6,37%, revelando que não só se comprou mais, como o ticket médio também cresceu, passando de 36,58 euros em 2024 para 37,67 euros em 2025 (+2,97%).

Ao analisar os diferentes dias, a Cyber Monday destaca-se como o momento de maior dinamismo económico, com um aumento de 23,17% na faturação face ao ano anterior. Esta evolução poderá estar associada ao facto de, em 2025, a data ter coincidido com um feriado nacional, ampliando o tempo disponível para pesquisar promoções e realizar compras, tanto online como em loja física, já em preparação para o período de Natal. No conjunto dos restantes dias, a Black Friday registou uma variação homóloga de 4,93%, o sábado cresceu 8,32% e o domingo aumentou 5,18%.

O ticket médio da Cyber Monday acompanhou esta tendência, com um crescimento de 12,16%, reforçando a relevância deste dia no comportamento de consumo e evidenciando uma tendência para compras de valor mais elevado.

Durante o período analisado, foram vários os setores a registar desempenhos particularmente expressivos, mas nenhum tão marcante como o dos Casinos e Salas de Jogo, com a faturação a disparar 438,62%.

Em termos de consumo, a moda foi um dos motores do período promocional, com uma subida de 25,48%. Seguiram-se o retalho alimentar tradicional (+23,25%), os hiper e supermercados (+12,73%) e a restauração (+12,94%), refletindo uma combinação de compras planeadas e reposição habitual de bens essenciais.

“A performance deste Black Weekend demonstra que os pagamentos digitais continuam a ser um motor essencial do consumo em Portugal, sobretudo em períodos de grande intensidade promocional. A forte adesão dos consumidores nacionais e o crescimento expressivo da Cyber Monday mostram um mercado cada vez mais omnicanal, mais digital e mais confortável com novas formas de pagamento”, afirma Tiago Oom, Head of Merchant Acquiring na Unicre.


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