[weglot_switcher]

Bloco de Esquerda acredita que “o país está hoje numa situação que permite desconfinar”

O BE admite que o partido nunca negou no passado nem nega agora “a necessidade do estado de emergência”, mas considera que “este é o último de que nesta fase o país precisa”.
  • Cristina Bernardo
14 Abril 2021, 16h14

O deputado do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares considerou que “o país está hoje numa situação que permite desconfinar” e, como tal, esta devia ser a última renovação do estado de emergência.

“Felizmente o país está hoje numa situação que permite desconfinar”, afirmou Pedro Filipe Soares durante a reunião plenária onde se debate a 15ª renovação deste regime.

O bloquista admitiu que o partido nunca negou no passado, nem nega agora, “a necessidade do estado de emergência”, mas considera que “este é o último que nesta fase o país precisa”. Para o BE, o estado de emergência “não pode ser banalizado”. “A democracia não pode aceitar”, garantiu.

Apesar de defender o avanço do desconfinamento o bloquista não deixou de apontar algumas críticas e mencionar que “tantas vezes o Governo não soube estar à altura do país”. Segundo Pedro Filipe Soares, o “país testa menos do que devia testar” e lembrou ainda as “dificuldades da vacinação” criadas “também por escolhas políticas”.

Pedro Filipe Soares criticou igualmente a postura do Governo perante a questão dos apoios sociais. “O Governo decidiu fazer uma guerra por causa dos apoios sociais”, disse o bloquista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.