[weglot_switcher]

Bloco de Esquerda sublinha importância de reforço do SNS sobre estado de emergência

“Embora, no nosso ponto de vista se há alguma coisa que nós sabemos que será necessária independentemente de informações que tornem mais ou menos [o estado de emergência] pertinente é o reforço do SNS e isso faz-se com investimento”, destacou Pedro Filipe Soares.
  • Mário Cruz/Lusa
4 Janeiro 2021, 15h08

O deputado do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares não revelou a intenção de voto do partido sobre a extensão do estado de emergência, mas sublinhou a necessidade para haver um reforço no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O bloquista destacou que o partido nada vai decidir antes de ler o decreto do Presidente da República na próxima quarta-feira, e sublinhou a importância da “informação dos epidemiologistas sobre os efeitos que o período de fim de ano possa ter como resultado no número de casos identificados, bem como a possibilidade de se ter uma perspetiva sobre a evolução da nova estirpe que chegou do Reino Unido”.

Pedro Filipe Soares garantiu que só “depois, face a essa nova informação dos técnicos” o partido poderá tirar novas conclusões. “Embora, no nosso ponto de vista se há alguma coisa que nós sabemos que será necessária independentemente de informações que tornem mais ou menos [o estado de emergência] pertinente é o reforço do SNS e isso faz-se com investimento no SNS”, sublinhou o deputado do BE.

Sobre o SNS, o bloquista menciou a “pressão dos hospitais que já era elevada anteriormente a este período, agora exige-se que haja uma resposta executiva que garanta quer os recursos humanos, quer os meios para uma resposta que não falhe a ninguém e é por isso”. Para o deputado do BE, é preciso investir no SNS “para garantir que ele está sempre ao nosso lado para cuidar de nós”.

“Um segundo aspeto com a necessária preocupação, é o de garantir que o plano de vacinação não coloca em causa, nem diminui as defesas que quer individualmente, quer enquanto sociedade nós temos exigido a nós próprios para fazer face à pandemia”, frisou Pedro Filipe Soares.

“Não podemos baixar a guarda na salvaguarda individual e coletiva, porque sabemos que a vacina não está a chegar como todos desejaríamos que chegasse, o plano de vacinação dura meses na melhor das hipóteses e mesmo a vacina tem várias tomas”, pediu o deputado do BE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.