[weglot_switcher]

Bloco e PAN anunciam hoje sentido de voto para OE2021

PAN e PEV poderão determinar a aprovação do Orçamento de Estado 2021. Na ala à esquerda, o PCP anunciou que se vai abster da votação na generalidade do documento.
25 Outubro 2020, 09h29

O Partido dos Animais e Natureza e o Bloco de Esquerda (BE) anunciam, este domingo, o sentido de voto para o Orçamento de Estado para 2021, que pode ficar já com a aprovação na generalidade viabilizada, se os três deputados do PAN optarem pela abstenção ou pelo voto a favor. O anuncio está agendado para as 18h00.

O Bloco reúne-se mais tarde, na mesa nacional do partido, e anuncia pelas 20h30 o seu sentido de voto. Depois do vendaval político provocado pelas declarações públicas e contrarrespostas entre representantes do BE, do Governo e do PS, o partido coordenado por Catarina Martins analisa agora se as contrapropostas do Executivo em “duas áreas chave” serão suficientes para cederem a uma viabilização do documento na primeira votação através da abstenção, atirando para a especialidade as restantes matérias.

Na ala à esquerda, o PCP anunciou, esta sexta-feira, que se vai abster da votação na generalidade do documento. Este sábado, numa assembleia de quadros do partido na região de Setúbal, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, avisou que o partido vai lutar “até ao fim” para que o Governo aceite desistir da meta de redução do défice das contas públicas, de forma a garantir mais seis mil milhões de euros para despesa com medidas que os comunistas consideram essenciais.

Se o PAN não votar contra e no pressuposto de o PEV não se afastar do PCP e optar também pela abstenção seria o pequeno grupo parlamentar a anunciar implicitamente ao país a passagem do OE 2021 à fase da especialidade. Com os dez deputados comunistas, os dois do PEV e os três do PAN a optarem pela abstenção, o PS, que tem 108 dos 230 deputados, passa a ser capaz de, à justa, garantir sozinho a aprovação

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.