[weglot_switcher]

Boas expectativas sobre resultados trimestrais impulsionam Wall Street

Até ao momento, os resultados trimestrais apresentados têm agradado o mercado, nomeadamente nas métricas da faturação e ganhos por ação.
  • Traders work on the floor of the New York Stock Exchange (NYSE) in New York City, U.S., June 25, 2018. REUTERS/Brendan McDermid – RC16FA991C70
22 Julho 2019, 14h56

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque abriram a primeira sessão desta semana com ganhos. Logo após o toque do sino de abertura, o S&P 500 ganhava 0,21%, para 2.982,76 pontos; o tecnológico Nasdaq subia 0,36%, para 7.862,77 pontos; e o industrial Dow Jones valorizava 0,09%, para 27.179,90 pontos.

O sentimento dos investidores está a ser impulsionado por um bom início da época de resultados das cotadas norte-americanas. Esta semana, 144 empresas cotadas no S&P 500, assim como um-terço das empresas que integram o Dow Jones, vão apresentar resultados trimestrais.

O mercado está ainda à espera de um corte das taxas de juro norte-americanas, uma situação que tem sido veiculada há duas semanas, mas que ganhou força depois de o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, ter dito no Congresso que a conjuntura macroeconómica internacional e o risco “persistente” de uma baixa inflação poderão fazer com que a Fed.

Os investidores têm encarado estas palavras como um indício de que a Fed se prepara para cortar as federal funds rate  na próxima reunião, que se realizará no final deste mês.

Até ao momento, os resultados trimestrais apresentados pelas empresas cotadas no S&P 500 ultrapassaram as expectativas do mercado, nomeadamente nas métricas dos ganhos por ação (earnings per share), em 79% dos casos,  e faturação, em 63% dos casos.

Este início da semana em Wall Street contrasta com o desempenho dos três principais índices na semana passada. O Dow perdeu 0,7%, o S&P 500 caiu 1,2% e o Nasdaq caiu 1,2%.

Nas matérias-primas, o preço do petróleo continua em alta não só por causa das tensões no Médio Oriente entre o Irão e o Reino Unido, mas também porque a Líbia fechou uma plataforma de petróleo, pressionando a oferta de “ouro negro”.

O barril de Brent do Mar do Norte, referência para a Europa, acumula 1,01%, para 63,10 dólares. Nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate sobe 1,02%, para 56,20 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.