[weglot_switcher]

Bolsa de Lisboa acompanha Europa animada por travão nas pretensões de Boris Johnson

Em Lisboa, há quinze empresas cotadas a negociar em alta, duas em queda e uma sem variação.
5 Setembro 2019, 08h54

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,57%, para 4.958,69 pontos, em linha com as principais praças europeias esta quinta-feira, 5 de setembro. Em Lisboa, há quinze empresas cotadas a negociar em alta, duas em queda e uma sem variação.

Os ganhos das papeleiras Altri (1,04%), Semapa (0,83%) e Nvigator (0,78%), dos CTT (1,73%), da Galp (1,28%), da Mota-Engil (1,53%), da Pharol (1,27%) e do BCP (0,94%) impulsionam o PSI 20.

A Mota-Engil negoceia acima dos 1,5%, numa altura em que se sabe que a construtora é uma das cinco maiores na América do Sul e Caraíbas, tendo em conta a sua operação em 2018.

Também a Galp capta a atenção dos investidores no último dia em que a ação negoceia com direito ao dividendo intercalar de 0,31 euros, que será distribuído em 10 de setembro. Na sexta-feira, a Galp vai negociar sob forma de ex-dividendo.

Mas é a Jerónimo Martins o grande destaque, visto que a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos acumula ganhos há cinco sessões. A retalhista soma 0,22%, para 1,92 euros.

Entre as congéneres europeias, o sentimento é de otimismo, quando se sabe que delegações de Washington e Pequim vão encontrar-se em outubro para procurar uma solução para a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Também a situação política no Reino Unido move os investidores. Na quarta-feira à noite, o Parlamento britânico aprovou nova legislação que impede a saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo. A moção de Boris Johnson para marcar eleições antecipadas para 15 de outubro foi rejeitada.

O impedimento de um Brexit sem acordo agrada aos investidores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.