[weglot_switcher]

Bolsa de Lisboa acompanha Europa em queda

A EDP segue em terreno negativo um dia depois de a CMVM ter indeferido os pedidos de registo das ofertas de aquisição pública da China Three Gorges sobre a EDP e a EDP Renováveis, após a desblindagem dos estatutos ter sido chumbada pelos acionistas.
2 Maio 2019, 09h04

O principal índice bolsista nacional (PSI 20) perde 0,24%, para 5.377,53 pontos, acompanhando o sentimento negativo das principais praças europeias esta quinta-feira.

Em Lisboa, as papeleiras Altri (-1,65%) e Semapa (-68%), a petrolífera Galp (-1,74%) e a retalhista Jerónimo Martins (-0,55%) prejudicam o índice. Entre estas, destaca-se a Galp Energia, cuja tendência acompanha a quebra do mercado petrolífero; O barril de Brent, referência para Portugal e que é negociado em Londres, cai 0,53% para 71,80 dólares; já o  WTI, negociado em Nova Iorque, recua 0,52% para 63,27 dólares.

Também o grupo EDP é destaque na primeira hora da sessão, após a CMVM ter indeferido os pedidos de registo das ofertas de aquisição pública da China Three Gorges sobre a EDP e a EDP Renováveis, após a desblindagem dos estatutos ter sido chumbada pelos acionistas na assembleia-geral de 24 de abril. A empresa liderada por António Mexia perde 0,21%, para 3,37 euros, e a energética liderada por Manso Neto desce 0,11%, para 8,86 euros.

Entre as principais praças europeias, o sentimento é negativo, depois de os investidores norte-americanos terem revelado uma postura receosa – Wall Street fechou em queda na quarta-feira -, com o afastamento por parte da Reserva Federal (Fed) de uma potencial descida de juros nos EUA.

[Dados das 8h33]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.