[weglot_switcher]

Bolsa de Lisboa com valorizações a meio da sessão puxada por cotadas do grupo EDP

Os mercados europeus a meio da sessão não revelam uma tendência definida. O PSI está entre os índices que está em terreno positivo, apesar da queda de quase 3% das ações da Galp. As EDPs estão a reagir em alta à definição do próximo mandato do Conselho de Administração. Já o BCP passou do verde para uma queda subitamente, depois da entrevista do CEO da Sonangol à Reuters.
2 Dezembro 2020, 12h11

A bolsa de Lisboa segue em alta a subir 0,21% para 4.597,13 pontos apesar da queda da Galp de cerca de 3% para 8,81 euros. A impulsionar a bolsa para terreno positivo estão as ações da EDP a liderar as subidas com uma valorização de +2,36% para 4,52 euros e as da EDP Renováveis a avançar +1,27% para 17,60 euros.

Na segunda-feira António Mexia, atual presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, e o administrador João Manso Neto comunicaram por carta a sua “indisponibilidade” para integrar qualquer lista candidata aos órgãos sociais da elétrica para o próximo mandato (2021-2023). Os dois, recorde-se, estão com os mandatos suspensos desde julho passado no âmbito do processo das rendas excessivas.

Miguel Stilwell de Andrade foi então convidado a formar um Conselho de Administração Executivo da EDP.

Outra ação que se destaca a esta hora é a da Mota-Engil que sobe +2,29% depois de na abertura do mercado a construtora ter anunciado que vendeu a participação de 75% na concessionária do aeroporto de Bugesera no Ruanda ao Governo do país africano e que era também assinado, com o aeroporto, um contrato de Engenharia, Aquisições e Construção revisto para os trabalhos iniciais do novo aeroporto, no montante de 425 milhões.

Destaque ainda para as ações do BCP que estiveram a subir quase 0,60% mas subitamente inverteram para uma queda de -0,50% para cotar a 0,1184. Isto depois do CEO da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, ter dito, numa entrevista à Reuters que a petrolífera angolana, com uma participação de quase 20% no maior banco privado português, está aberta a desinvestir ou a analisar a fusão com outros bancos.
“No caso do Millennium bcp estamos a monitorar o seu desempenho. Se se apresentar uma boa oportunidade para desinvestimento, iremos avaliá-la e fazer as recomendações que se afigurarem as mais acertadas para o contexto e necessidades da Sonangol”, afirmou o CEO. “A Sonangol está a acompanhar os movimentos eventuais de consolidação bancária em Portugal e, caso surja alguma oportunidade, o assunto será avaliado com os outros parceiros investidores no Millennium bcp”, acrescentou.

A Sonangol é o segundo maior acionista do banco, depois da chinesa Fosun.

Em terreno negativo destacam-se ainda as ações dos CTT que perdem -2,58%; as da Semapa que recuam -2,79% e as da Sonae que caem 2,48%.

Na Europa o EuroStoxx 50 está a cair 0,21% para 3.517,7 pontos e não há nesta altura uma tendência definida. O FTSE 100 sobe 0,22%; o IBEX avança 0,39%, e a par com os índices de Lisboa, de Varsóvia, de Atenas e Copenhaga são os que estão com uma performance positiva nesta altura (cerca de 12 horas).

Pelo contrário o CAC perde 0,17% e o DAX desliza 0,27%. Milão também está a cair cerca de 0,47%.

O petróleo cai 0,38% no mercado de Londres e o crude west Texas está a recuar 0,74%.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) adiou para quinta-feira a decisão sobre a manutenção ou anulação dos cortes à produção de crude a partir de janeiro.

O euro cai 0,17% para 1,2051 dólares.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.