[weglot_switcher]

Bolsa de Lisboa mantém-se em alta. Papeleiras e Pharol sobem mais de 2%

A Galp Energia sobe 0,27%, depois de informar que a refinaria de Sines retomou a sua atividade. Em dia de publicação do relatório mensal do mercado petrolífero por parte da OPEP, o preço do ‘ouro negro’ está a cair cerca de 1%. Na Europa, apenas a bolsa de Madrid recua.
  • Athar Hussain/Reuters
17 Junho 2020, 12h39

As principais bolsas europeias estão a negociar em terreno positivo a meio da sessão desta quarta-feira, ignorando os sinais de um novo surto do novo coronavírus na Ásia. A praça lisboeta não é exceção e o PSI-20 está com uma subida de 0,90% para os 4.472,33 pontos, impulsionado pelos ganhos de cerca de 2% das empresas da pasta e do papel.

A Pharol destaca-se com uma subida de 2,49%, para 0,11 euros. A sociedade gestora participações, acionista da ‘telecom’ brasileira Oi, informou ontem o mercado de que a operadora estabeleceu um protocolo judicial de aditamento ao plano de recuperação que tem em curso nos tribunais do Brasil.

“Estes ajustes facilitarão, ainda, o acesso da companhia ao mercado financeiro para a captação de novos recursos necessários ao equacionamento racional de sua dívida e à viabilização da execução não apenas do seu plano de recuperação judicial, mas também do seu plano estratégico, que visa ao reposicionamento”, referiu a empresa.

A Novabase e a Corticeira Amorim também avança mais de 2%, estando a tecnológica a subir 2,84%, para 3,26 euros, e a holding da cortiça a avançar 2,29%, para 9,84 euros. A Galp Energia sobe 0,27%, para 10,97 euros, depois de tornar público que a refinaria de Sines retomou a sua atividade.

Observando os restantes índices europeus, só o espanhol IBEX 35 desvaloriza. A bolsa de Madrid desliza 0,03%, penalizada pelas quedas da Telefonica, IAG e Ferrovial. O alemão DAX sobe 0,55, o britânico FTSE 100 avança 0,56%, o francês CAC 40 soma 0,95%, o holandês AEX cresce 0,96% e o italiano FTSE MIB cresce 0,15%. O Euro Stoxx 50 está a ser marcado por uma valorização de 0,74%.

“Na sessão de hoje destaque para a notícia de que a Comissão Europeia se prepara para lançar uma série de medidas destinadas a redefinir a sua relação com a China. Foco também para as notas de mercado que dão conta que um medicamento anti-inflamatório de baixo custo, se tornou o primeiro tratamento a melhorar a sobrevivência em pacientes com Covid-19”, explica Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp, numa nota de mercado.

Em dia de publicação do relatório mensal do mercado petrolífero por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o preço do ‘ouro negro’ está a cair. Após as valorizações de ontem da matéria-prima, em torno dos 4%, o WTI (produzido no Texas) cai agora 1,69%, para 37,75 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a desvalorizar 1,17% para 40,48 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.