[weglot_switcher]

Bolsa de Nova Iorque abre mista

Investidores com sentimento misto marcou a abertura da primeira sessão da bolsa de Nova Iorque. Detenção da CFO da Huawei no Canadá, na semana passada, está a ter impacto nas relações comerciais entre os EUA e a China.
  • Reuters
10 Dezembro 2018, 14h46

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque abriram a primeira sessão desta semana com sentimento misto. O S&P 500 regista ligeiras perdas de 0,06% para 2.631,61 pontos. Já o tecnológico Nasdaq está a valorizar 0,35% para 6.636,32 pontos e o industrial Dow Jones sobe 0,05% para 24.44,53 pontos.

A penalizar o sentimento dos investidores estão as relações comerciais entre os Estados Unidos e a China. A detenção da chief financial officer da empresa de telecomunicações chinesa Huawei, Meng Wanzhou, no Canadá pode colocar em risto as negociações encetadas entre as duas maiores potências económicas mundiais. As autoridades norte-americanas estão a investigar o papel desempenhado por Wanzhou nas operações da empresa no Irão.

Ainda na China, a Qualcomm, empresa fabricante de chips, ganhou um caso judicial naquele país contra a Apple. A tecnológica liderada por Tim Cook foi declarada culpada por ter violado duas patentes da Qualcomm e não poderá vender no mercado chinês, o maior mercado de dispositivos móveis do mundo, vários modelos de iPhones, desde o iPhone 6 até ao iPhone X. A asções da Apple estão a cair 2,39% para 164,46 dólares.

No mercado das matérias primas, o Brent, preço de referência mundial e para o mercado europeu, assim como o  West Texas Intermediate, estão a desvalorizar. O Brent está a ceder 2,11% para 60,81 dólares e o WTI está a desvalorizar 1,39% para 51,50 dólares.

(atualizada às 15h03)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.