[weglot_switcher]

Bolsa em máximos históricos em dia de saída do Acordo de Paris

Hoje Donald Trump anunciou a saída do acordo que limita as emissões de dióxido de carbono, para renegociar um novo acordo mais favorável aos Estados Unidos. Wall Street em resposta bateu máximos históricos.
1 Junho 2017, 22h19

Wall Street fechou a sessão em máximos históricos. O Dow Jones fechou a ganhar 0,65% para 21.144,18 pontos; o S&P 500 valorizou 0,76% para 2.430 pontos e o Nasdaq subiu 0,78% para 6.246,8 pontos.  A notícia mais importante da sessão foi o anuncio de Donald Trump  de que os EUA se vão retirar do Acordo de Paris.

“Os EUA vão retirar-se do acordo climático de Paris e começar negociações para reentrar ou no Acordo de Paris ou num acordo totalmente novo, em termos que sejam justos para os EUA , para os seus negócios, trabalhadores, habitantes e contribuintes”, disse hoje o presidente norte-americano, Donald Trump.

Acordo de Paris é um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC – sigla em inglês), que rege medidas de redução de emissão dióxido de carbono a partir de 2020. O acordo foi negociado durante a COP-21, em Paris e foi aprovado em 12 de dezembro 2015.

A UnitedHealth subiu 2,47%, foi o título que mais subiu do Dow Jones, seguido pelo Goldman Sachs, que avançou 1,77%. Por outro lado, a Nike foi a ação que mais caiu na sessão, ao ter descido 0,85%, seguida pela Verizon que moderadamente caiu 0,26%.

Os EUA divulgaram vários indicadores de emprego (taxa de desemprego, salários, horas trabalhadas) relativos a maio.

Uma das principais referências do dia foi a publicação de dados de emprego da consultora privada ADP, que é considerado um indicador que antecipa os dados oficiais do emprego que são publicados na primeira sexta-feira de cada mês. O consenso espera a criação 185.000 postos de trabalho, os dados da ADP excedem as previsões do consenso, mostrando a criação de 243.000 postos de trabalho. Além disso, as reivindicações de emprego (desempregados) subiram mais do que o esperado para 248.000, acima do 239.000 previstos.

Além disso, houve dados da produção industrial importantes, tais como PMI e ISM para o mês de maio. No caso do ISM, o indicador mais importante, o mercado antecipava um ligeiro declínio de 54,8 pontos para 54,5, mas aumentou ligeiramente para 54,9 pontos.
Outra das notícias do dia em Wall Street é que o grupo industrial PPG Industries retirou sua oferta pela rival holandesa Akzo Nobel, avaliada em 27.600 milhões de dólares. A razão é que o Conselho de Akzo não concordou com a oferta.
Enquanto isso, o preço do petróleo, que caiu drasticamente na quarta-feira, caiu 0,72% nesta quinta-feira, no caso do crude West Texas, para os 47,97 dólares o barril.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.