Bolsa portuguesa acompanha Europa animada pela Fed e BCE

PSI 20 negoceia em alta esta quinta-feira, valorizando 0,51%, para 5.125,18 pontos,

O principal índice bolsista português (PSI 20) negoceia em alta esta quinta-feira, valorizando 0,51%, para 5.125,18 pontos, em linha com as principais praças europeias.

Os mercados bolsistas apresentam-se animados, depois de o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), Jerome Powell, ter admitido reduzir o preço da moeda este ano. Após uma reunião de dois, a Fed apresentou uma perspetiva de corte de juros nos EUA. O rescaldo do Fórum do Banco Central Europeu, que decorreu em Sintra, ajuda também na postura dos investidores.

Num momento de incerteza geopolítica, devido à Guerra Comercial entre EUA e China e, recentemente, aos ataques a petroleiros perto do Estreito de Ormuz, os bancos centrais apresentaram um compromisso no apoio à economia, justificando o clima otimista das bolsas esta quinta-feira.

Em Lisboa, a Galp Energia lidera os ganhos, quando os preços do petróleo sobem mais 2,5% nos mercados internacionais da matéria-prima. Segue-se o BCP (1,07%), a Mota-Engil (1,63%) e a Navigator (1,05%)

 

 

Ler mais
Relacionadas

Economistas elogiam mandato de Draghi que “salvou o euro do naufrágio”

“Estivemos como o Titanic em vias de chocar com o iceberg, mas, ao contrário do que sucedeu ao malfadado navio, este conseguiu evitar o obstáculo”, diz à Lusa João Duque, professor do ISEG.

Fed mantém taxa inalterada, mas troca “paciente” por “agir de forma apropriada”

A ‘federal funds rate’ continua fixada num intervalo entre 2,25% e 2,50%, anunciou o Federal Open Market Committee (FOMC), após a reunião de dois dias que terminou esta quarta-feira.
Recomendadas

Depois das praças europeias, Brexit penaliza Wall Street

O Goldman Sachs aumentou a sua estimativa quanto à probabilidade de o Brexit vir mesmo a acontecer, atribuindo agora 65% de hipóteses para que o divórcio entre a União Europeia e o Reino Unido ocorra no dia 31 de outubro.

Brexit assusta bolsas europeias e PSI 20 perde 0,73%

Voto no Parlamento britânico sobre o acordo do Brexit negociado esta semana com a União Europeia causou algum desconforto para os investidores. No PSI 20, a Mota Engil e o BCP lideraram as perdas numa sessão em que 13 cotadas encerram em queda.

Wall Street abre a negociar flat

A penalizar Wall Street está nomeadamente o anúncio da Johnson & Johnson, após a empresa norte-americana anunciar que terá de retirar do mercado um lote de produto. Por outro lado, resultados da Coca-Cola, Intuitive Surgical e American Express2 animam as praças norte-americanas.
Comentários