[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa acompanha Europa em alta. Galp e EDP dão energia ao PSI 20

Os estímulos anunciados pelo presidente eleito Joe Biden, que toma posse esta quarta-feira, e os resultados das empresas animam as praças europeias.
20 Janeiro 2021, 08h11

O principal índice bolsista português (PSI 20) iniciou a sessão desta quarta-feira a negociar em terreno positivo. O PSI 20 ganha 0,42%, para os 5.090,48 pontos, em linha com as principais congéneres europeias.

Entre as principais praças europeias, o alemão Dax ganha 0,36%, o britânico FTSE soma 0,23%, o francês CAC 40 valoriza 0,32% e o espanhol Ibex cresce 0,45%. Os estímulos anunciados pelo presidente eleito Joe Biden, que toma posse esta quarta-feira, e os resultados das empresas animam os investidores.

Os apoios prometidos por Biden, no valor de 1,9 biliões de dólares, para estimular a economia norte-americana no combate aos efeitos da pandemia foram elogiados pela secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, que apelou ao congresso que “atue em grande”, ao mesmo tempo que assegurou que a administração Biden não vai procurar enfraquecer a divisa norte-americana. Acresce os resultados de algumas empresas internacionais em bolsa, como a Alibaba, cujo fundados, Jack reapareceu em público três meses depois da última vez, o que já estava a provocar especulações sobre os motivos.

Na bolsa portuguesa, o Banco Comercial Português (BCP) é a empresa cotada mais ativa no arranque da sessão. O banco liderado por Miguel Maya soma 0,62%, para 0,129 euros.

Contudo é o setor da energia que mais se destaca. A Galp Energia lidera os ganhos ao somar 1,26%, para 9,342 euros, acompanhando a tendência do mercado petrolífero, que está animado com a perspetiva que os estímulos que a administração Biden quer distribuir terão um efeito positivo no “ouro negro”. O Brent, que é negociado em Londres e é referência para Portugal, avança 0,93%, para 56,42 dólares, e o WTI, em Nova Iorque, avança 1,11%, para 53,57 dólares.

Ainda no setor da energia, surge a EDP, que avança 1,02%, para 5,374 euros. Na terça-feira, os acionistas da empresa reuniram-se em assembleia-geral para confirmar Miguel Siltwell como presidente executivo da energética até 2023. O gestor, por sua vez, anunciou que o novo plano estratégico da empresa será conhecido até 2025 e que vai “analisar oportunidades” na energia solar e hidrogénio verde em Portugal.

No mercado cambial, o euro aprecia 0,09% face ao dólar, para 1,213 dólares. Já na relação com a libra, a divisa da zona euro deprecia 0,15%, para 0,888 libras. A libra valoriza 0,26% perante a moeda norte-americana, para 1,366 dólares.

[Informação atualizada pela última vez às 8h40]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.