[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa arranca em alta, impulsionada por Jerónimo Martins, Mota-Engil e Semapa

PSI 20 arrancou a sessão desta terça-feira a ganhar 0,47%, para 4.233,88 pontos, com as principais congéneres europeias sem uma tendência definida.
20 Outubro 2020, 08h35

O principal índice bolsista português (PSI 20) arrancou a sessão desta terça-feira a ganhar 0,47%, para 4.233,88 pontos, com as principais congéneres europeias sem uma tendência definida. O PSI 20 avança com oito empresas cotadas em alta, sete em queda e uma sem variação.

No velho continente, as principais bolsas negoceiam mistas. Isto, depois de a presidente da Câmara dos Representantes no congresso norte-americano, Nancy Pelosi, ter afirmado que democratas e republicanos estão menos divergentes no combate à pandemia, o que significa que um acordo para um novo pacote de estímulos à economia dos Estados Unidos pode acontecer brevemente.

Contudo, os investidores estão receosos com o aumento expressivo de infetados com o novo coronavírus no mundo.

A par da leitura macroeconomica dos investidores, a timidez dos principais índices europeus pode estar relacionada com o “apagão” nos mercados geridos pela Euronext, durante a segunda-feira. De acordo com o “Jornal de Negócios”,  as bolsas de Lisboa, Paris, Bruxelas, Amesterdão e Dublin interromperam a negociação durante três horas durante a manhã de ontem, devido a um problema que a Euronext disse ser técnico e estar resolvido. Devido a complicações após o fecho, pelo que a gestora das bolsas decidiu cancelar todas as ordens dadas após as 16:28 (hora de Lisboa), à exceção das matérias-primas, de modo a limpar o sistema e retomar a negociação esta terça-feira.

Em Portugal, a bolsa nacional arranca impulsionada pela Jerónimo Martins, que soma 2,72%, para 14,9 euros. Os títulos da Mota-Engil (1,28%), Semapa (1,24%) e CTT (1,01%) também elevam o PSI 20.

Os títulos da EDP (0,62%) e Navigator (0,58%) também estão em evidência.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.