[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa em alta em linha com Europa

Principal índice bolsista português (PSI 20) ganha 1,55%, para 4.393,77 pontos.
16 Junho 2020, 08h50

Depois de arrancar a semana a perder, o principal índice bolsista português (PSI 20) ganha 1,55%, para 4.393,77 pontos, em linha com as principais praças europeias, esta terça-feira, 16 de junho.

As bolsas europeias beneficiam do “sentimento de otimismo que se viveu na última sessão asiática e que é partilhado nos Estados Unidos, a avaliar pelo comportamento do mercado de futuros sobre os principais índices de Wall Street”, segundo o Mtrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

“O início formal do programa de compra de títulos pela Fed e a diminuição das preocupações sobre uma segunda vaga da pandemia Covid -19, perante a diminuição do número de novos casos diários na China, são fatores de motivação para os mercados de ações”, comenta Loureiro.

Dos EUA chega a informação de que o presidente daquele país, Donald Trump, pretende estimular a economia norte-americana com um bilião de dólares. De acordo com um relatório da Bloomberg, a administração Trump  está a preparar estímulos com o valor equiparável à “notação norte-americana, correspondente a um bilião na escala longa adotada na Europa”

“Já a China irá vender cerca de 140 mil milhões de dólares em títulos para combater o impacto do surto do novo coronavírus”, indica o analista do BCP.

Na bolsa portuguesa, a negociação é marcada pelos ganhos da Galp Energia (1,78%) e do BCP (2,59%). Mas é a NOS, que avança 1,50%, para 3,79 euros, que chama a atenção.

Na segunda-feira, depois do fecho da sessão, a Sonaecom, que detém 52,15% da NOS através da ZOPT, informou que o Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa levantou o arresto da participação da Zopt na NOS. Desta forma, a empresa que também é detida pela Isabel dos Santos pode votar com a totalidade da sua participação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.