[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa em alta em linha com Europa, impulsionada por papeleiras, Galp e Nos

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,37%, para 5.200,72 pontos.
23 Julho 2019, 08h35

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,37%, para 5.200,72 pontos, em linha com as principais praças europeias esta terça-feira, 23 de julho, dia em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) atualiza as suas projeções económicas. Em Lisboa, os ganhos são liderados pelo setor das papeleiras, Galp e BCP.

No setor das papeleiras, Navigator (1,25%), Altri (1%) e Semapa (0,64%) lideram os ganhos do PSI20.

No setor energético, a Galp Energia, que acompanha a tendência dos mercados petrolíferos, avança 0,89%, para 14,10 euros. No mercado petrolífero, o Brent, negociado em Londres e que é referência para Portugal, avança 0,32%, para 63,46 dólares. Já o WTI, negociado em Nova Iorque, cresce 0,34%, para 56,41 euros.

Mas o grande destaque do PSI 20, esta terça-feira, encontra-se no setor das telecomunicações. Ontem, após o fecho do mercado, a Nos reportou contas relativas ao primeiro semestre do ano e, por isso, os investidores reagem aos resultados da empresa liderada por Miguel Almeida. A operadora encerrou o primeiro semestre com um resultado líquido de 90,2 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 13% face ao mesmo período de 2018, com as receitas totais a registarem um ligeiro aumento de 1,2%, para 781,7 milhões de euros, em comparação com período homólogo. A gestão de Miguel Almeida conseguiu também melhorar os indicadores operacionais.

No setor bancário, o BCP, que é um dos pesos pesados do índice português, ganha 0,26%, para 0,26 euros, numa altura em que os sindicatos dos trabalhadores do banco liderado por Miguel Maya e a instituição negoceiam uma revisão do Acordo Coletivo de Trabalho.

Em contraciclo, registam-se quedas das empresas cotadas Pharol, F. Ramada, REN e EDP Renováveis.

Entre as principais congéneres europeias, as sessões bolsistas do Velho Continente poderão ser influenciadas pelo FMI, que atualiza as suas projeções económicas esta terça-feira, mas também por novas conjunturas políticas que começam a ganhar forma no Reino Unido e em Espanha.

Em Londres, Boris Johnson deverá ser confirmado como novo  líder do Partido Conservador, o que o levará ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, sudendo a Theresa May. Já em Espanha, Pedro Sánchez, líder do PSOE, tenta a investidura. Desde as eleições de abril, das quais Sánchez saiu vitorioso, que o PSOE tenta formar governo mas ainda não conseguiu – falta acordo com o Podemos. A tentativa de investidura de Sánchez começou ontem, no parlamento espanhol, submetendo-se à votação esta terça-feira.

Entretanto, prossegue a época de resultados em todo o mundo. Esta terça-feira, destaque para os números do banco suíço UBS, bem como para a Visa, Banco Santander, Coca-Cola, United Technologies, Texas Instruments, Lockheed Martin e Endesa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.