[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa em queda com investidores expectantes

O principal índice bolsista português perde 0,46%, para 5.117,65 pontos.
29 Julho 2019, 08h54

O principal índice bolsista português (PSI 20) perde 0,46%, para 5.117,65 pontos, acompanhando a tendência das principais congéneres europeias esta segunda-feira, 29 de julho. Em Lisboa, a época de resultados prossegue com Galp e BCP.

O Banco Comercial Português (BCP), um dos pesos pesados da bolsa nacional, pesando quase 20% do principal índice, prepara-se para apresentar resultados das contas semestrais. Com os investidores expectantes, o banco liderado por Miguel Maya perde 0,48%, para 0,24 euros. A estimativa dos analistas do CaixaBank aponta um lucro de 15 milhões e uma margem financeira de 383 milhões de euros.

De acordo com o diário da bolsa do BPI, “o título foi o pior performer do PSI 20 nas duas últimas semanas, perdendo cerca de 9% do seu valor. A desvalorização deve-se a fatores associados ao difícil período que o setor bancário atravessa: a possibilidade do Banco Central Europeu reduzir as taxas de juro ou adotar uma nova medida para injetar liquidez no sistema financeiro agravou as dificuldades que os bancos europeus já atravessavam”. Também a notícia – posteriormente desmentida – de que a Sonangol se preparava para alienar a sua participação no banco causou “algum nervosismo”.

No setor energético, os investidores deverão reagir às contas da petrolífera Galp que perde 0,67%, para 13,98 euros. A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva reportou hoje, antes da abertura da sessão, um lucro de 223 milhões de euros no primeiro semestre de 2019. O valor corresponde a um decréscimo entre 52% face a igual período de 2018. Já o EBITDA cresceu 2%, para 1.109 milhões de euros considerando a aplicação da norma financeira IFRS ao invés da RCA. Sem esta alteração das normas usadas, o EBITDA teria decrescido, “impactado pela menor contribuição de R&D, pressionado pelo menor desempenho da atividade de refinação”.

Ainda entre as energéticas, o grupo EDP apresenta ganhos, sobretudo, pela EDP Renováveis. A empresa liderada por João Manso Neto, informou o mercado que chegou a acordo com uma filial da Actis para a venda da participação da empresa portuguesa relativa a um projeto de tecnologia eólica onshore no valor 1200 milhões de reais. O parque eólico de Babilónia de 137 MW está localizado no estado da Bahia, Brasil, e encontra-se em operação desde o final do ano passado.

O retalho também penaliza o PSI 20. Jerónimo Martins afunda 2,29%, para 14,52 euros, e a Sonae SGPS recua 0,29%, para 0,86 euros.

O setor papeleiro também é um dos focos dos investidores. A Navigator, que apresentou as contas do primeiro semestre na semana anterior, anunciou que vai avançar com um segundo programa de redução de custos por considerar que aquele que tem em curso, o M2 (duração 2016-2020), “não provou ser suficiente para fazer face aos fatores externos adversos que estão a afetar alguns fatores de produção”. A empresa cotada cai 0,43%, para 3,21 euros. A Altri segue a tendência, decrescendo 0,82%, para 6,08 euros.

Ainda no mesmo setor, mas em contraciclo, a Semapa avança 0,16%, para 12,50 euros, depois de ter reportado as contas trimestrais na sexta-feira, 26 de julho. No segundo trimestre, a empresa cotada apresentou um lucro de 33,8 milhões de euros e o EBITDA somou 131,9 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.