[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa negoceia em alta, “impulsionada pela melhoria da envolvente internacional”

PSI 20 ganha 2,31%, para 4.064,50 ponto.
6 Abril 2020, 08h14

O principal índice bolsista português (PSI 20) ganha 2,31%, para 4.064,50 pontos, em linha com as principais congéneres europeias esta segunda-feira, 6 de abril, “impulsionada pela melhoria da envolvente internacional”, segundo os analistas do BPI.

Os investidores observam também o mercado petrolífero, condicionado por um “jogo diplomático” entre Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita. “Apesar das reticências iniciais, a Rússia deverá alcançar um entendimento com a Arábia Saudita relativamente a um corte de produção, de acordo com o CEO do fundo soberano de Moscovo. Embora não tenha sido anunciada uma data oficial para a reunião entre este país e a OPEP, algumas fontes financeiras apontam para quinta-feira”, apontam os analistas do BPI.

Apesar do otimismo, em Londres, o Brent, que é referência para Portugal, perde 0,44%, para 33,45 dólares. Já o WTI, em Nova Iorque, decresce 0,95%, para 28,07 dólares.

Na bolsa portuguesa, 16 empresas cotadas valorizam e outras duas negoceiam sem variação. Os ganhos do PSI 20 são impulsionados pelo BCP (4,04%), CTT (3,39%), EDP Renováveis (3,65%) e Sonae (3,74%).

Destaque para os CTT, que informaram o mercado, antes da abertura da sessão bolsista, que não iria distribuir junto dos acionistas um dividendo de 0,11 euros por ação, relativos ao exercício de 2019.  A decisão prende-se com “a incerteza económica e a ainda pouca clara noção sobre a gravidade da crise da Covid-19” e não obstante “sólida posição do Balanço de que a empresa dispõe atualmente”.

De acordo com os analistas dos CTT, “a perspetiva de uma distribuição de dividendo e o aumento das encomendas de correio tinham sido os catalisadores da recente overperformance da ação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.