[weglot_switcher]

Bolsas europeias ensaiam recuperação expressiva. PSI 20 ganha 3,60%

O principal índice bolsista português soma 3,60%, para 3.729,56 pontos, em linha com as principais congéneres europeias esta terça-feira, 24 de março.
24 Março 2020, 08h15

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 3,60%, para 3.729,56 pontos, em linha com as principais congéneres europeias esta terça-feira, 24 de março. As praças europeias apresentam recuperações significativas, motivadas “pela forte subida dos mercados asiáticos e pelas esperanças que os países europeus possam elaborar uma resposta coordenada”, de acordo com os analistas do BPI.

Depois de terem concordado em suspender as regras orçamentais, esta terça-feira os ministros das Finanças da zona euro vão reunir, pelas 17h30, para debater o atual contexto de pandemia da Covid-19 e os seus impactos económicos e financeiros na União Europeia. De acordo com os analista, do BPI, o facto de o Governo da Alemanha ter dado “alguns sinais de que o país possa distanciar-se, pelo menos provisoriamente, do seu rigor fiscal de forma a poder enfrentar o Estado de Emergência” alimenta as expetativas também dos investidores.

Hoje, vão começar a ser publicados os dados económicos relativos a março, na Europa, o que deverá fornecer os primeiros indícios sobre o impacto económico da pandemia do novo coronavírus.

O sentimento dos investidores europeus também é suportado pelo que aconteceu nos mercados asiáticos, durante a madrugada desta terça-feira.  O índice de Tóquio, o Nikkei, disparou 7,3% para os 18.092,35 pontos, enquanto que o de Hong Kong ganhou pelo menos 3%. A brilhar esteve também o índice da Coreia do Sul, que disparou 9%, depois de o Governo ter implementado novas medidas estimulantes para a economia e que pretendem trazer equilíbrio aos mercados financeiros.

O mercado petrolífero também é um dos destaques esta manhã, depois de o secretário da Energia dos Estados Unidos, Dan Brouillette, ter dito que a possibilidade de uma aliança com a Arábia Saudita é uma ideia que está em cima da mesa para tentar equilibrar os preços no mercado. Isto depois de o comissário da agência que regula o setor energético do Texas – cujas decisões pesam na negociação do índice petrolífero WTI – ter sido convidado para estar presente na reunião da Organização dos Países Exportados de Petróleo e os aliados (OPEP+) em junho.

Em Nova Iorque, o WTI ganha 3,72%, para 24,25 dólares. Já em Londres, o Brent, que é referência para Portugal, soma 2,33%, para 27,69 dólares. É o segundo dia consecutivo que os índices petrolíferos negoceiam ‘no verde’.

No PSI 20, todas as 18 empresas cotadas negoceiam em alta. Os ganhos dos títulos da Ibersol (6,93%), da Mota-Engil (4,61%), da Galp (4,22%), da Navigator (4,21%), da Corticeira Amorim (7,62%) e do BCP (2,98%), impulsionam o índice.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.