[weglot_switcher]

Bolsas europeias vão de fim de semana sem tendência definida. NOS e Galp abalam Lisboa

“O movimento de subida das yields, em parte justificado pelo maior aumento dos preços do produtor norte-americano, acabou por limitar o sentimento, tal como a revelação de que a produção industrial na Alemanha contraiu inesperadamente em fevereiro”, refere o analista Ramiro Loureiro.
  • Cristina Bernardo
9 Abril 2021, 17h06

As bolsas europeias fecharam a sessão desta sexta-feira, a última da semana, sem tendência definida. O PSI-20 foi um dos índices que encerrou a ‘encarnado’, tendo caído 0,25% para 5.017,16 pontos, penalizado sobretudo pelas desvalorizações da Galp Energia (-1,26% para 9,72 euros) e NOS (-1,23% para 3,05 euros).

A Corticeira Amorim também esteve entre as cotadas com as maiores perdas, tendo recuado 1,17% para 10,12 euros.

No resto da Europa, o sentimento é misto. O índice alemão DAX subiu 0,21%, o britânico FTSE 100 caiu 0,34%, espanhol IBEX 35 cresceu 0,41%, o francês CAC 40 avançou 0,06%, o holandês AEX manteve-se inalterado e o italiano FTSE MIB caiu 0,60%. O Euro Stoxx 50 ficou marcado por uma valorização ligeira de 0,03%. Assim, a bolsa de Madrid acabou por ser a mais sacrificada devido às quedas nas empresas dos sectores financeiro, tecnológico e industrial.

“O movimento de subida das yields, em parte justificado pelo maior aumento dos preços do produtor norte-americano, acabou por limitar o sentimento, tal como a revelação de que a produção industrial na Alemanha contraiu inesperadamente em fevereiro. Os sectores defensivos acabaram assim por registar uma maior performance”, refere Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp.

“Na frente da pandemia Itália, Espanha, Bélgica e Portugal juntaram-se a outros países europeus na limitação do uso da vacina AstraZeneca, mesmo depois de a Agência Europeia do Medicamento ter reafirmando que os benefícios da vacina superam os riscos de casos muito raros de coágulos sanguíneos”, escreve, em research.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.