[weglot_switcher]

Amazónia: Bolsonaro acusa Macron de ter “mentalidade colonialista”

O presidente do Brasil criticou o seu homólogo francês que na quinta-feira lançou o apelo para que os incêndios na Amazónia sejam debatidos na cimeira do G7, que se realiza este fim de semana em França, por se tratarem de “uma crise internacional”.
  • Antonio Lacerda / EPA
23 Agosto 2019, 11h05

Jair Bolsonaro lançou fortes criticas a Emmanuel Macron, a quem acusa de “instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazónicos para ganhos políticos pessoais”. O presidente do Brasil utilizou a sua conta de Facebook, para se dirigir ao seu homólogo francês na quinta-feira.

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/posts/1562622200553427

Na base destas acusações estão os incêndios na Amazónia, os quais Emmanuel Macron deixou o apelo para que sejam debatidos na cimeira do G7, que se realiza este fim de semana em França, por se tratarem de “uma crise internacional”.

Face a este pedido, Jair Bolsonaro escreve que esta “a sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI”.

As críticas de Jair Bolsonaro acontecem um dia depois do líder brasileiro ter sugerido que as Organizações Não Governamentais (ONGs) são as responsáveis pelos incêndios que têm vindo a consumir a floresta da Amazónia nas duas últimas semanas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.