[weglot_switcher]

Boris Johnson congratula Joe Biden no Twitter mas deixa escapar rascunho onde felicitava Donald Trump

A imagem, um simples bloco de texto branco sobre preto, sugere que foi sobreposta numa mensagem que originalmente seria dirigida a Donald Trump. Segundo o “The Guardian”, bastaria um simples ajuste de cor para revelar a mensagem oculta.
  • DR Daniel Leal-Olivas/ REUTERS
10 Novembro 2020, 15h51

A mensagem em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, congratula o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está a gerar polémica. Tudo porque na imagem publicada no Twitter, surge o nome de Trump, dando a entender que se tratava de um rascunho feito com antecedência para felicitar qualquer um dos candidatos que vencesse as eleições norte-americanas, segundo o “The Guardian”.

A mensagem, postada no Twitter como imagem poucas horas depois dos media norte-americanos EUA confirmarem a eleição de Biden, parabeniza o presidente eleito e a vice-presidente Kamala Harris “pela conquista histórica”.

Mas a imagem, um simples bloco de texto branco sobre preto, sugere que foi sobreposta numa mensagem que originalmente seria dirigida a Donald Trump. Segundo o “The Guardian”, bastaria um simples ajuste de cor para revelar a mensagem oculta.

Acima e por trás das palavras “Joe Biden na sua eleição”, a sombra das palavras “Trump on” é vagamente visível. Onde a mensagem principal diz “os Estados Unidos são o nosso aliado mais importante e estou ansioso para trabalharmos juntos”, as palavras “segundo mandato” aparecem. E abaixo das palavras “prioridades compartilhadas” está a frase “no futuro disso”.

A mensagem, relatada pela primeira vez pelo blogue Guido Fawkes, sugere que Boris Johnson já se preparava para a possibilidade de felicitar Donald Trump pela reeleição, muito depois de ter ficado claro que Joe Biden estava em vantagem durante as ultimas contagens de votos em estados-chave.

Mas a decisão desconcertante de alterar uma imagem pré-existente em vez de criar uma totalmente nova, quanto mais não excluir totalmente a mensagem original, parece provável que crie mais atrito entre o governo do Reino Unido e o novo governo.

Um porta-voz do governo do Reino Unido disse que “como era de se esperar, duas declarações foram preparadas com antecedência para o resultado desta eleição fortemente contestada. Um erro técnico significa que partes da mensagem alternativa foram incorporadas ao fundo do gráfico”.

A revelação chega numa altura em que o relacionamento entre o novo presidente dos EUA Joe Biden, que só assumirá o cargo no dia 20 de janeiro de 2021, com o primeiro ministro britânico, Boris Johnson, não é o melhor, depois do norte-americano ter dito que Johnson é o “clone físico e emocional de Donald Trump”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.