[weglot_switcher]

Boris Johnson: “Não acredito por um momento” num Brexit sem acordo

Boris Johnson reconheceu, numa entrevista à BBC, que precisaria da cooperação da UE para evitar a reposição da fronteira irlandesa ou de pesadas taxas comerciais, num cenário de um Brexit sem acordo.
25 Junho 2019, 12h56

O candidato favorito às eleições para a liderança do Partido Conservador à chefia do próximo Governo do Reino Unido, reconheceu que precisará da cooperação da União Europeia (UE) para evitar um cenário danoso para a economia britânica num caso de um Brexit sem acordo.

Numa entrevista à BBC, Boris Johsnon vincou a sua posição e mostrou estar disposto a sair da UE sem um acordo, apesar não acreditar “por um momento” que isso venha a acontecer. Para que isso não aconteça, o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que “não depende apenas de nós.”

Sobre o acordo apresentado e negociado pela antiga primeira-ministra Theresa May, Johnson admitiu que “está morto” e insistiu que pretende negocias um novo acordo com Bruxelas antes de 31 de outubro, a nova data para a saída do Reino Unido da UE depois de ter sido rejeitado três vezes.

“Penso que a política mudou muito desde 29 de março [prazo inicial para a saída do Reino Unido]”, explicou. “Penso que em ambos os lados do Canal há uma perceção realmente diferente do que é necessário”, acrescentou.

O candidato afirmou que seria capaz de convencer Bruxelas a resolver a questão da fronteira com a Irlanda, uma questão crucial, apesar das repetidas advertências de líderes da UE de que isso era impossível. Há “abundantes correções técnicas” que podem ser feitas para evitar controlos de fronteira, referiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.