[weglot_switcher]

Boris Johnson prepara-se para mais uma semana caótica na novela do Brexit

Num dia preenchido em várias frentes, Boris Johnson prepara-se para enfrentar o Parlamento mais uma vez antes de ser suspenso até ao dia 14 de outubro. O segundo pedido de eleições antecipadas, que deverá ser novamente chumbado, é o tema quente do dia.
  • Neil Hall / EPA
9 Setembro 2019, 11h14

Depois de receber a aprovação da câmara alta, na sexta-feira, o projeto-lei de Benn vai receber um carimbo real, esta segunda-feira, ao mesmo tempo que o Parlamento debate pela segunda vez um pedido de eleições antecipadas. Uma proposta que deverá ser novamente chumbada pela oposição liderada por Jeremy Corbyn.

Com o Parlamento a poucas horas de ficar suspenso durante cinco semanas, a oposição desenvolverá todos os esforços para forçar o primeiro-ministro a obedecer à legislação que visa impedir uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo a 31 de outubro. Johnson diz que preferia “morrer numa valeta” a pedir uma nova extensão do Brexit.

https://jornaleconomico.pt/noticias/boris-johnson-rejeita-pedir-uma-extensao-a-bruxelas-preferia-morrer-numa-valeta-486603

Boris Johnson deverá avançar também com um pedido legal que impede qualquer extensão do Brexit, avança o “The Daily Telegraph”, esta segunda-feira. O jornal explica que o primeiro-ministro poderá ter planos de “sabotar” o adiamento aprovado em Parlamento, sem violar a lei.  O Governo acredita que a votação desta segunda-feira sobre eleições antecipadas – que a oposição já deixou claro que voltará a recusar – é “a última oportunidade” para os deputados bloquearem um Brexit sem acordo.

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro deverá visitar o chefe de Governo da República da Irlanda, Leo Varadkar, em Dublin numa tentativa de acordar novas condições sobre as fronteiras entre as Irlandas. A principal preocupação num cenário de um ‘hard Brexit’.

O segundo pedido de convocar eleições antecipadas, é porém, o momento mais aguardado do dia. A sua primeira tentativa na semana passada não foi bem-sucedida. Para ter sucesso, Johnson precisaria de dois terços do apoio parlamentar (434 deputados no total) mas a oposição revelou na sexta-feira que voltará a chumbar o diploma, uma vez que só pretende apresentar-se a novo ato eleitoral depois de garantido um novo adiamento do Brexit.

Este também poderá ser o último dia de trabalhos em Westminster até ao fim da suspensão do Parlamento, pedida por Johnson e aceite pela rainha Isabel II, a 14 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.