[weglot_switcher]

Botijas de gás com preço máximo de 23,89 a partir de segunda-feira e até ao final do mês

“Aos preços máximos destas garrafas de GPL, apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega”, avisa o regulador energético.
15 Janeiro 2021, 12h40

O gás de garrafa vai passar a ter preços regulados a partir da próxima segunda-feira, 18 de janeiro, e até ao final deste mês. A medida foi tomada no âmbito do confinamento decorrente do atual Estado de Emergência.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) explicou hoje quais os preços que vigoram a partir de segunda-feira:

  • No caso do GPL butano na tipologia T3, as garrafas com capacidade de 12,5 kg e 13 kg, vão ter um teto de 22,95 euros e 23,87 euros, respetivamente;
  • No GPL propano, também na tipologia T3, o preço máximo vai ser de 19,54 euros, na garrafa de
    9 kg, e de 23,89 euros, na garrafa de 11 kg;
  • Na tipologia T5, o preço do GPL propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35 kg, os 68,25 euros e, na garrafa de 45 kg, 87,75 euros.

“Aos preços máximos destas garrafas de GPL, apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, os quais se aplicam às situações em que as garrafas são adquiridas por via telefónica ou por via eletrónica, disponibilizadas em local diferente do ponto de venda. O preço do serviço de entrega deve apenas ser aderente aos custos incorridos pelo comercializador com a prestação desse serviço”, segundo a ERSE.

O regulador sublinha que a fiscalização no terreno do cumprimento da lei vai ser realizada pela Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), pela Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE), e pelas forças e serviços de segurança e polícia municipal, a par de outras entidades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.