BP passa de prejuízos para lucros de 6.545 milhões no primeiro semestre

As receitas totais no primeiro semestre de 2021 atingiram 74.090 milhões de dólares (62.309 milhões de euros), mais 43,4% do que no mesmo período do ano passado, acrescentou a companhia petrolífera.

A companhia petrolífera BP obteve lucros de 7.783 milhões de dólares (6.545 milhões de euros) no primeiro semestre do ano, devido ao aumento dos preços do petróleo e à recuperação da procura do ouro negro, foi esta terça-feira anunciado.

Num comunicado enviado hoje à Bolsa de Londres, a BP informou que o lucro semestral contrasta com uma perda atribuível de 21.213 milhões de dólares (17.840 milhões de euros) no mesmo período do ano passado.

Com este forte desempenho, a BP disse que vai aumentar os dividendos e lançar uma recompra de ações.

Depois de anunciar os seus resultados, as ações da companhia petrolífera subiram 3,40% na bolsa de Londres.

As receitas totais no primeiro semestre de 2021 atingiram 74.090 milhões de dólares (62.309 milhões de euros), mais 43,4% do que no mesmo período do ano passado, acrescentou a companhia petrolífera.

Os custos de produção na primeira metade foram de 13.420 milhões de dólares (11.0286 milhões de euros), enquanto os custos de exploração foram de 206 milhões de dólares (173 milhões de euros), disse a BP, que publica os resultados em dólares porque é naquela moeda em que o petróleo é comercializado.

A dívida líquida da empresa entre janeiro e junho foi de 32.706 milhões de dólares (27.505 milhões de euros), uma diminuição de 20,07% em comparação com o mesmo semestre do ano passado.

O CEO (Chief Executive Officer) da empresa, Bernard Looney, disse hoje que este é um ano destinado a implementar a estratégia da BP para a transformar numa “empresa de energia integrada” e apontou que a companhia está a “fazer progressos”, ao apresentar resultados fortes.

Devido ao forte desempenho da companhia petrolífera, a BP aumentará os dividendos por ação ordinária em 4%, acrescentou Looney, confirmando que a companhia iniciará uma recompra de 1.400 milhões de dólares (1.177 milhões de euros) de ações.

A BP disse ter gerado um excedente de liquidez de 2.400 milhões de dólares (2.018 milhões de euros) no primeiro semestre do ano após a sua dívida líquida ter atingido um objetivo de 35.000 milhões de dólares (29.400 milhões de euros).

A companhia petrolífera sublinha que fez grandes progressos ao pôr em marcha vários grandes projetos, incluindo na Índia, Egito, Angola e Golfo do México, enquanto expandiu os seus projetos de energias renováveis e pretende concorrer a parques eólicos na Escócia e Noruega.

A empresa está confiante na recuperação do mercado do petróleo, com a procura a aumentar em 2021, em resultado de uma melhoria das perspetivas macroeconómicas, do aumento das vacinas contra a covid-19 e da eliminação gradual das restrições em todo o mundo.

Espera-se também que a procura de gás recupere para níveis pré-pandemia.

O preço do petróleo subiu nos últimos meses e no segundo trimestre do ano foi de cerca de 69 dólares por barril em comparação com 61 dólares no trimestre anterior, depois de os preços do petróleo terem caído no ano passado para 29,56 dólares por barril à medida que a procura caiu devido à pandemia.

No mercado de futuros de Londres, o preço do Brent para entrega em outubro terminou a 72,94 dólares por barril na segunda-feira, menos 3,28% do que no final da sessão anterior.

O preço do petróleo esteve sob pressão na segunda-feira, antes do início de um aumento da produção pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Recomendadas

Autárquicas: Volt diz ser de “mau tom” que PRR seja utilizado para propaganda eleitoral

O líder do Volt Portugal, que participou numa arruada no Porto, considera que a ideia de que os candidatos socialistas possam ser beneficiados na utilização dos fundos do PRR “é inconcebível” e deve fazer Governo e candidatos refletir.

Reatia, a startup de Leiria que juntou algoritmos à venda de casas

“Somos uma startup de Leiria e, por isso, a nossa sede continua a ser, orgulhosamente, nesta cidade”. É desta forma que o empreendedor português Hugo Venâncio, que em 2019 fundou a tecnológica Reatia, começa por explicar ao Jornal Económico (JE) que as raízes da Beira Litoral não se perdem apesar das provas que esta empresa […]

Salário médio dos CEO subiu 1.304% mais do que um trabalhador médio em 40 anos

Só em 2020, os CEOs das 350 maiores empresas dos Estados Unidos ganharam 24,2 milhões de dólares (20,6 milhões de euros), ou 351 vezes o salário do trabalhador médio.
Comentários